terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DOMINGO DE RAMOS - ANO B

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
29 de março de 2015 – Cor Litúrgica: Vermelho – Nº. 1063
“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da glória (Sl 24.7)”.

RITOS INICIAIS
01. Motivação
Animador: Domingo de Ramos é o portal de entrada da Semana Santa. Com os ramos nas mãos, queremos acolher Jesus que vem até nós. Contemplemos esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se
servo dos homens, deixou-se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz, que a liturgia, hoje, coloca no horizonte próximo de Jesus, apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que nele, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

03. Exortação
Min. da Palavra: Meus irmãos e minhas irmãs, durante as cinco semanas da Quaresma, preparamos os nossos corações pela oração, pela penitência e pela caridade. Hoje aqui nos reunimos e vamos iniciar, com toda a Igreja, a celebração da Páscoa de nosso Senhor. Para realizar o mistério de sua morte e ressurreição, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Celebrando com fé e piedade a memória dessa entrada, sigamos os passos de nosso salvador, para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida.

04. Bênção dos Ramos
Min. da Palavra: Deus eterno e todo-poderoso abençoai estes ramos, para que, seguindo com alegria Cristo, nosso rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.
Segue-se a aspersão do povo e dos ramos com água benta.   

05. Evangelho
Marcos 11, 1-10

Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
Ass.: Glória a vós, Senhor.
Após a leitura do Evangelho pode haver uma breve reflexão.

06. Procissão
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, a exemplo do povo que aclamou Jesus, comecemos com alegria nossa procissão.
Durante a procissão, a assembleia entoa um canto apropriado.
Terminada a procissão, quem preside inicia a celebração com a oração do dia.  

07. Oração Inicial
Min. da Palavra: Deus eterno e todo-poderoso, para dar ao povo um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua paixão e ressuscitar com Ele em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo...
Ass.: Amém.


RITO DA PALAVRA
01. Primeira Leitura
Isaías 50, 4-7

02. Salmo Responsorial: 21/22
Resp.: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

03. Segunda Leitura
Filipenses 2, 6-11

04. Canto de Aclamação
Glória e louvor a vós, ó Cristo.
Jesus Cristo se tornou obediente, obediente até a morte numa cruz; pelo que o Senhor Deus o exaltou e deu-lhe um nome muito acima de outro nome (Fl 2,8s).

05. Evangelho
Mc 14, 1-15.47
Para a leitura da paixão, escolher vários leitores, para os vários personagens, que devem preparar muito bem a leitura: narrador, leitor, presidente, grupo ou assembleia.

06. Homilia
O Min. da Palavra não deve estender-se por mais de dez minutos. 

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Apresentemos ao Pai os nossos pedidos:
Segue as preces da comunidade.

Min. da Palavra: Ouvi, ó Pai, o grito da humanidade sofredora e tornai vossos corações capazes de compreender e compartilhar os sofrimentos dos irmãos e irmãs, em união com Jesus Cristo, nosso irmão e redentor. Que vive e reina para sempre.
Ass.: Amém.

RITO DE AGRADECIMENTO
01. Partilha
Min. da Palavra: Hoje a Igreja realiza a coleta da Campanha da Fraternidade. Participemos com generosidade deste gesto de doação.
Canto / procissão

Min. da Palavra: Pai de amor, aclamar hoje o vosso Filho é reconhecê-lo em quem sofre perto de nós. Por isso trazemos nossos ramos e nossos dons. A Jesus a glória. A nós a salvação. A todos os que sofrem, o amor e a solidariedade. Fazei-nos acompanhar Jesus no caminho do amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.  

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.


02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Bendigamos ao Senhor, nosso Deus, com um canto novo, um louvor.

É bom cantar um bendito
A ti Deus Pai um louvor.

01. Ó Deus, do povo oprimido
Do pobre ouviste o clamor.
Ó Deus mandaste teu Filho,
Dos pobres libertador.

02. Jesus entrou na cidade
Como Messias Senhor!
Jesus por nós deu a vida,
A lei maior ensinou!

03. Um só morrendo por todos,
O povo todo ajuntou!
Um povo assim reunido,
Bendiz o teu nome, Senhor!

RITO DE COMUNHÃO
01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Rezemos com amor e confiança. Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Saudai-vos como irmãos e irmãs na paz do Senhor.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ass.: Senhor eu não sou digno (a)...
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Pai santo, vós nos fortalecestes com esta celebração. Guiai-nos durante esta Semana Santa que se inicia, para que a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Senhor, nos renove na comunhão convosco e com todas as criaturas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS
01. Avisos / compromissos da comunidade.
02. Homenagens: aniversariantes e visitantes.

03. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: O Pai de misericórdia, que vos deu um exemplo de amor na paixão do seu Filho, vos conceda, pela vossa dedicação a Deus e ao próximo, a graça de sua bênção.
Ass.: Amém.
Min. da palavra: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Tenham todos uma verdadeira Semana Santa assumindo o caminho da cruz de Jesus. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.
Canto Final

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO
  • Os ritos iniciais desta celebração acontecem a certa distância da Igreja para que se possa fazer uma verdadeira procissão (preparar o local com antecedência). 
  • Providenciar ramos para serem distribuídos às pessoas à medida que vão chegando para a celebração.
  • Durante a procissão entoar cantos próprios para este dia: “Hosana ao Filho de Davi” e outros.
  • No final da celebração, recordar a todos que os ramos que carregamos com alegria e entusiasmo na procissão e que levamos com devoção para nossas casas, são o sinal de um povo, que aclama o seu Rei e o reconhece como Senhor que salva e liberta. Devem ser o sinal do compromisso de quem deseja viver intensamente essa Semana Santa. Não basta apenas aclamar o Cristo em momentos de entusiasmo e depois crucificá-lo na rotina de todos os dias.
  • Motivar a assembleia a participar devota e ativamente do tríduo pascal, a nível paroquial ou comunitário.

PISTAS PARA REFLEXÃO
Introdução: Com o Domingo de Ramos começamos a Semana Santa. Somos convidados a contemplar o grande amor de Deus, que desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se homem, deixou-se matar pela nossa salvação. É uma oportunidade para reviver os mistérios centrais da Redenção.

Evangelho da bênção dos ramos
Sua leitura nos mostra que a solução não está num rei poderoso (montado na força dos exércitos), mas num rei humilde e servidor que vem montado num jumentinho (símbolo do animal de montaria e trabalho do povo pobre). Indica-se para outro tipo de reinado que cuide da vida do povo pobre.

Primeira Leitura
O texto de Isaías relata o terceiro canto do Servo Sofredor. Jesus assume a missão deste Servo misterioso: uma missão de discípulo que escuta, que encoraja os desanimados e oferece uma resistência de não-violência ativa diante dos sofrimentos que lhe são impostos pelos inimigos. Jesus se coloca na linha do poder-serviço.

Salmo 21/22
É um salmo de confiança no Deus que ouve o clamor do pobre e não o abandona no sofrimento. Repete as idéias dos Cânticos do Servo. Por isso é um salmo citado nos relatos da paixão.

Segunda Leitura
É o famoso hino cristológico que as primeiras comunidades cristãs rezavam. O caminho seguido pelo Servo Jesus é o caminho do rebaixamento (Kénosis), da humilhação, da obediência até a morte, e morte de cruz; o caminho da encarnação, da solidariedade com a humanidade sofrida. Por ele Deus mostrará um outro mundo possível, que pode e deve iniciar-se já aqui nesta terra.

Evangelho da paixão, segundo Marcos
O relato da paixão mostra de modo muito realista a paixão de Jesus, que morre gritando quase desesperado. Nesta morte do homem Jesus, profundamente humana e sofrida, aparece o divino que está nele e o começo de um outro caminho, de ressurreição e de vida. Quem é Jesus? É a pergunta que perpassa todo o evangelho de Marcos. Em seu final vem a resposta, na boca do oficial romano: “Na verdade, este homem era Filho de Deus!”.


Equipe responsável por esta celebração: Paróquia Sagrada Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário