terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

2º DOMINGO DA QUARESMA ANO B

DOMINGO DA QUARESMA
01 de Março de 2015 – Cor Litúrgica: Roxo - Nº. 1059
“A decisão de Abraão constrói o Reino de Paz!”

RITOS INICIAIS

01. Motivação
Animador: Estamos no segundo domingo da Quaresma. Aos poucos, vamos nos aproximando da solene celebração da Paixão do Senhor. Caminhamos na fé e na esperança de que nada nos separará do amor de Cristo, que por nós morreu e ressuscitou.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai...
Ass.: Amém

Min. da Palavra: Neste domingo somos convidados a subir a montanha com Jesus. Animados por sua Palavra desceremos ao chão de nossa realidade para transfigurá-la através de projetos concretos de justiça e solidariedade. Que o amor do Pai, a graça do Filho e a presença do Espírito Santo iluminador, estejam sempre convosco!
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
                       
03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Disponhamos os nossos corações, através do arrependimento dos nossos pecados, para poder discernir a voz de Deus no meio da confusão de tantas mensagens desencontradas. 
Breve momento de silêncio

Min. da Palavra: Senhor, dai-nos o gosto da oração e da meditação e tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós!
Min. da Palavra: Cristo, transfigurai as nossas vidas pelo vosso amor e tende piedade de nós.
Ass.: Cristo,  tende piedade de nós!
Min. da Palavra: Senhor, abri  os nossos ouvidos para vos escutarmos e tende piedade de nós.
Ass.: Senhor,  tende piedade de nós!

Min. da Palavra: O Deus todo-poderoso, em sua imensa misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!
Ass.: Amém!

05. Oração Inicial
Breve momento de silêncio: Cada um coloque a intenção de seu coração, para este dia.
Min. da Palavra: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Gênesis 22, 1 - 2. 9 - 18

02. Salmo Responsorial: 115(116)
Resp.: “Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.”

03. Segunda Leitura
Romanos 8, 31b - 34

04. Aclamação ao Evangelho
Glória a vós, ó Cristo,/ verbo de Deus./ Glória a vós, ó Cristo,/ verbo de Deus! (bis)
Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai:/ Eis meu Filho muito amado, escutai-o todos vós!

05. Evangelho
Marcos 9, 2 – 10

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Marcos.
Ass.: Glória a vós, Senhor!

06. Homilia
O Ministro não deve estender-se por mais de 10 minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Contemplando a gloriosa transfiguração de Nosso Senhor, elevemos, irmãos e irmãs, confiantes a Deus, nosso Pai, as nossas preces filiais:

Resposta: Senhor, manifestai  a vossa glória sobre nós!
Seguem as preces preparadas pela comunidade, de acordo com sua realidade.

Min. da Palavra: Pai  todo-poderoso, que nos tornastes descendentes de vosso servo Abraão pela virtude da fé, escutai benigno as preces que vos dirigimos, confiantes em vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém!

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Fazei, ó Deus, que o nosso coração corresponda a estas oferendas com as quais iniciamos nossa caminhada para a Páscoa. Por Cristo, Nosso Senhor.
Ass.: Amém

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: E chegue até vós o meu clamor!
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Em agradecimento, louvemos Àquele que está presente entre nós, e nos dá forças em nosso agir, a cada dia de nossa vida.
“O Deus de toda graça, depois de sofrerem um pouco, ele os restabelecerá e os confirmará com força e salvação” (1Pd 5,10)
Cai a tarde, vem a noite,/ a tristeza, o pranto, a dor;/ de manhã renasce o sol,/ novo dia, alegria!
1. Senhor,/ grandes coisas direi eu de ti,/ porque/ me livraste e não permitiste/ que os maus/ rissem, fazendo pouco de mim!

2. Senhor,/ eu por ti clamei e me curaste;/ minha vida,/ do lugar onde os mortos residem,/ só Tu/ me tiraste e me libertaste!

3. Cantai,/ santos todos, daí glória ao Senhor!/ Sua raiva/ é um momento e logo acabou;/ bondade,/ toda a vida perdura o amor!

4. Seguro,/ eu dizia: jamais tremerei!/ favor,/ me cobriste de honra e poder./ Teu rosto/ escondeste e eu me apavorei.

5. Piedade/ a meu Deus eu estou a implorar/ Vantagem,/ por acaso, na morte haverá?/ O pó/ dos meus ossos ira te louvar?

6. Senhor,/ piedade, vem me socorrer!/ Minha dor/ e meu pranto mudaste em prazer;/ teu nome/ para sempre eu irei bendizer!

RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Façamos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco!
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos, no silêncio do coração, rezemos pelos irmãos que necessitam de paz.
Deixar o abraço da paz para o tempo pascal.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus as minhas complacências. Escutai-o.” Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Ass.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo!
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus, que nos alimentastes com este pão que nutre a fé, incentiva  a esperança e fortalece a caridade, daí-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda palavra que sai de vossa boca. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém

RITOS FINAIS

1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens

3. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!
Min. da Palavra: Ide em Paz! Colocai  em prática a Palavra de Deus, sendo alegres portadores da paz! Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais
·         A ornamentação deverá ser simples neste tempo. Valorizar a cruz, com pano roxo, simbolizando o tempo quaresmal, e pano branco, simbolizando as roupas brancas de Jesus transfigurado. Junto à cruz colocar velas e galhos secos, com uma pequena flor ao meio, trazer também na procissão de entrada o cartaz da Campanha da Fraternidade 2015.
·         Equipe de música: lembrar que o Hino da Campanha da Fraternidade não é canto de Abertura, deverá ser cantando após a homilia ou no canto final.

Rito da Palavra
·         As preces sejam encerradas com a oração da Campanha da Fraternidade 2015.


Ritos Finais
·         Motivar os participantes da celebração para que durante a semana busquem dedicar-se à leitura da palavra de Deus e visitar alguém que esteja desfigurado por alguma situação difícil.



PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.

Primeira Leitura: Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão como paradigma de certa atitude diante de Deus. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total (mesmo quando os planos de Deus parecem ir contra os seus sonhos e projetos pessoais). Nesta perspectiva, Abraão é o modelo do crente que percebe o projeto de Deus e o segue de todo o coração.

Segunda Leitura: A segunda leitura lembra aos que crêem que Deus os ama com um amor imenso e eterno. A melhor prova desse amor é Jesus Cristo, o Filho amado de Deus que morreu para ensinar ao homem o caminho da vida verdadeira. Sendo assim, o cristão nada tem a temer e deve enfrentar a vida com serenidade e esperança.

Evangelho: O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projeto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.


Equipe responsável por esta celebração:  Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário