terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

5º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

5º DOM QUARESMA
22 de Março de 2015 – Cor Litúrgica: Roxa – Nº 1062
“A missão do verdadeiro Messias”

RITOS INICIAIS
01. Motivação
Animador: Irmãos e irmãs, a glória de Jesus passa pela experiência do grão de trigo que cai na terra e morre para produzir frutos. Que a Páscoa de Jesus aconteça na vida de todas as pessoas que gastam suas vidas em favor dos outros.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai...
Ass.: Amém
Min. da Palavra: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo Salvador, a amor do Pai Criador e a comunhão do Espírito Santo Santificador, estejam sempre convosco!
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
                       
04. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, no dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai, ajoelhados diante da cruz.
Breve momento de silêncio
Canto penitencial

Min. da Palavra: Deus de ternura e misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados, nos dê a graça da vida plena e nos faça chegar renovados à festa da Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ass.: Amém!

05. Glória
(omite-se)

06. Oração Inicial
Breve momento de silêncio: Cada um coloque a intenção de seu coração, para este dia.

Min. da Palavra: Ó Deus, cheio de misericórdia, já nos destes conhecer nosso destino de glória, que a fé cristã nos revela. Dai aos vossos servos e servas, pelos dons que oferecemos,  a pureza necessária para que cheguemos um dia a participar da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.


RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Jeremias 31, 31-34

02. Salmo Responsorial: 51(50)
Resp.: Criai em mim um coração que seja puro!”

03. Segunda Leitura
Hebreus 5,7-9

04. Aclamação ao Evangelho
Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim; e onde eu estiver, ali estará meu servo.

05. Evangelho
João 12-20-33

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo João
Ass.: Glória a vós, Senhor!

06. Homilia
O Ministro não deve estender-se por mais de 10 minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Professemos nossa fé: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Apresentemos as preces de nossa comunidade ao Senhor de Misericórdia.
Seguem as preces preparadas pela comunidade, de acordo com sua realidade.
O Ministro conclui com a Oração da CF2012.

Min. da Palavra: Tudo isso, vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém!

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Pai de misericórdia, que abris nossos olhos, vós quereis que todos os vossos filhos vivam unidos a vós e entre si. Esta é a vossa e a nossa alegria. Há muitos que destroem o mundo e a fraternidade. Eis aqui nossos dons. Fazei-nos sempre mais abertos e acolhedores, para a festa da reconciliação. Por cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: E chegue até vós o meu clamor!
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Bendigamos o Senhor da vida.
Min. da Palavra: É um prazer para nós Pai de bondade, te louvar e te adorar. Tu nos dás a cada ano a graça de esperar com alegria a santa páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais, que nos deram vida nova e nos tornaram teus filhos e filhas.
Ass.: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
Min. da Palavra: Relembrando de Jesus que muitas vezes reuniu-se com os seus para comer e beber, revelando que o teu reino havia chegado, nós também nos alegramos com ele em nossa mesa.
Ass.: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
Min. da Palavra: Derrama sobre nós o teu Espírito, recebe o louvor de todo o universo, e de todas as pessoas que te buscam.
Ass.: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.

RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. Palavra: De mãos dadas unidos como irmãos, rezemos: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. Palavra: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos...
Min. Palavra: A paz do Senhor esteja convosco!
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. Palavra: Saudai-vos em Cristo Jesus.

03. Comunhão
Min. Eucaristia: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Ass.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo!
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. Palavra: Senhor Deus, nós vos pedimos, pelo Pão e pela Palavra com que nos alimentais, que sejamos fraternos, mortos ao pecado e dispostos a lutar pela vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém

RITOS FINAIS

1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens

3. Bênção Final
Min. Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!

Min. Palavra: Deus vos dê a força e a coragem para carregar a cruz, seguindo o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, nesta caminhada para a Páscoa.
Ass.: Amém!
Min. Palavra: Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!

Min. Palavra: Ide em Paz! Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais
·         Procissão de entrada com a cruz, vela e símbolos da CF2015.
·         Logo após a saudação inicial, o Ministro pode fazer memória, junto à comunidade, dos momentos fortes e trabalhos realizados durante da CF2015.
Rito de Agradecimento
·         Convidar a assembleia a apresentar-se diante do altar, como sinal de escuta da Palavra da vida e disponibilidade ao serviço.
Rito Final
·         Lembrar a assembleia o compromisso com a coleta no próximo domingo.

PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: Celebramos hoje Jesus o grão de trigo que morreu para viver e fazer-nos viver uma vida nova, selar a nova aliança que fala o profeta Jeremias. Para que a profecia de Jeremias se concretize, devemos fazer nossa parte ou seja nos colocar a serviço do reino e na divulgação do reino. Segundo pesquisas os cristãos ainda são minoria no mundo, apenas 1/3 da população (em torno de 2 bilhões de pessoas) conhecem a Jesus, então compete a nós como serviço fazer Jesus ser conhecido pelos 2/3 restante.

Primeira Leitura: O Senhor diz ao profeta Jeremias que está por fazer uma nova aliança com o povo, não uma aliança como aquela do Sinai, quando o povo hebreu tal qual uma criança é retirada pelas mãos do Senhor da escravidão onde se encontrava. Essa nova aliança não será gravada em pedra, mas, não coração do povo, nessa aliança vem com uma catequese definitiva, pois todos conheceram ao Senhor do menor ao maior e ainda diz acrescenta: “pois eu perdôo suas culpas e esqueço seus pecados.

Segunda Leitura: Segundo o livro de Levítico quando Aarão e seus filhos foram nomeados sacerdotes, o primeiro passo foi oferecer sacrifício pelos seus pecados, ou seja, primeiro tinham que reconhecer que eram pecadores iguais a todo o povo. Jesus não cometeu nenhum pecado, e o sacrifício realizado foi da própria vida. Como diz o texto da Carta aos Hebreus: ”Mesmo sendo filho, aprendeu o que significa obediência a Deus...” Foi obediente até a morte e morte na cruz e assim selou a nova aliança no seu sangue.

Evangelho: Em Jo 10,16, Jesus diz: “Tenho também outras ovelhas que não são desse curral”, ou seja, pertenciam ao povo hebreu. Aqui aparece gregos que foram à festa da Páscoa Judaica, mas que procuram a Filipe, pois queriam conhecer a Jesus. E Jesus fala aos discípulos que chegou sua hora, e lhes fala da semente de trigo que para produzir vida, precisa ser lançada a terra, morrer e então produzira frutos, antecipa a seus discípulos o que esta por vir, o que não é entendido por eles naquele momento. E diz mais quem quiser servi-lo deve o seguir, deve morrer para todo o comodismo e assim gerara frutos de conversão e vida, no serviço ao próximo, pois que fizer será honrado pelo Pai.


Equipe responsável por esta celebração: Paróquia São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário