terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

4º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

DOMINGO DA QUARESMA
15 de março de 2015 – Cor Litúrgica: Roxo ou róseo - Nº. 1061
“Deus Pai misericordioso que ama seus filhos infinitamente.”

RITOS INICIAIS

Refrão meditativo, para interiorização: Onde reina o amor, fraterno amor, onde reina o amor, Deus aí está.

01. Motivação
Animador: Deus revela seu imenso amor pela humanidade mandando seu Filho único, ao mundo não para julgá-lo, mas para que este fosse salvo. A presença de Jesus no meio de nós representa o maior gesto de amor e carinho de Deus. Somos chamados a deixar para trás qualquer atitude de tristeza e assumir uma atitude de consolação que vem do amor de Deus, exultemos no Senhor, pois Ele quer dialogar conosco. Quem olha Jesus crucificado com os olhos da fé e do amor, experimenta a misericórdia de Deus.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém
Min. da Palavra: Que o amor do Pai, a graça do Filho e a presença do Espírito Santo iluminador, estejam sempre convosco!
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
                       
03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Reconheçamo-nos pecadores e peçamos perdão a Deus, nosso Pai, para celebrarmos dignamente a Palavra de Deus.
Breve momento de silêncio
Canto penitencial

Min. da Palavra: O Deus todo-poderoso, em sua imensa misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!
Ass.: Amém!

04. Glória
(durante a quaresma omite-se o Glória)

05. Oração Inicial
Breve momento de silêncio: Cada um coloque a intenção de seu coração, para este dia.
Min. da Palavra: Ó Pai, fonte de luz e vida, por vosso filho Jesus Cristo, reconciliastes a humanidade dividida. Arrancai de nós toda a sombra de tristeza e libertai-nos totalmente, para que caminhemos cheios de alegria para as festas pascais que se aproximam.  Por Cristo, nosso Senhor.
Ass. Amém.

RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
2 Crônicas 36, 14-16.19-23

02. Salmo Responsorial: 136(137)
Resp.: “Que se prenda minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém eu me esquecer!”

03. Segunda Leitura
Efésios 2, 4-10

04. Aclamação ao Evangelho
Louvor e glória a ti Senhor! Cristo Palavra, Palavra de Deus!
Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho Unigênito: Quem acredita n’Ele tem a vida Eterna.

05. Evangelho
João 3, 14-21

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo
João.
Ass.: Glória a vós, Senhor!

06. Homilia
O Ministro não deve estender-se por mais de 10 minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Confiantes apresentemos a Deus misericordioso nossas preces...
Seguem as preces preparadas pela comunidade, de acordo com sua realidade.


Min. da Palavra: Pai de Bondade e de Justiça, atendei as preces de vossos filhos e filhas. Por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso!
Ass.: Amém!

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Pai de misericórdia, que abris nossos olhos, vós quereis que todos os vossos filhos vivam unidos a vós e entre si. Esta é a vossa e a nossa alegria. Há muitos que destroem o mundo e a fraternidade. Eis aqui nossos dons. Fazei-nos sempre mais abertos e acolhedores, para a festa da reconciliação. Por cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.

Sugestão de refrão eucarístico:
Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão. (bis)

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: E chegue até vós o meu clamor!
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Em agradecimento, louvemos aquele que está presente entre nós, e nos dá forças em nosso agir, a cada dia de nossa vida.
Canto
Sugestão: É bom cantar um bendito, um canto novo, um louvor.
1. Ao Deus do povo oprimido, que ouviu do pobre o clamor. (bis)
2. Ao Deus que mandou seu Filho, dos pobre libertador.(bis)
3. Um povo unido e forte, bendiz e louva ao Senhor,(bis)

RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Façamos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco!
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos, saudai-vos no amor de Cristo.

03. Comunhão
Min. Eucaristia: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Ass.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo!
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus, Pai e mãe da compaixão, a nós pobres e pecadores destes a alegria de participar desta ceia de amor. Concedei-nos, nesta quarta semana da quaresma, fazermos tudo o que vos agrada, para que sejamos, em plena verdade, vossos filhos e filhas amados! Por Cristo nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS

1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens

3. Bênção Final
Min. da Palavra: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa.
Ass.: Amém
Min. da Palavra: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa.
Ass.; Amém.
Min. da Palavra: Ide em Paz! Colocai em prática a Palavra de Deus, sendo alegres portadores da paz!  Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais
·         Na procissão de entrada entrar com a cruz, e o cartaz da CF/2015.
·         O 4º Domingo da quaresma é conhecido na tradição da igreja como o domingo da alegria, ou “Laetare” (alegra-se em Latim).
·         Acolhida afetuosa enquanto as pessoas vão chegando pode se cantar um refrão meditativo para manter um clima orante: sugestão: “Onde reina o amor, fraterno amor, onde reina o amor Deus aí está.

Rito da Palavra
·         As leituras devem ser bem proclamadas.
·         Favorecer momentos de silêncio entre uma leitura e outra e após a homilia.
·         Pode se cantar o hino da CF/2015.
·         Encerrar as preces com a Oração da CF/2015.

PISTAS PARA REFLEXÃO
Introdução: A comunidade se reúne para celebrar e agradecer a Deus o amor e a imensa misericórdia por nós, que nos deu a salvação, dando seu filho Jesus. Deus quer a humanidade toda redimida do pecado e da morte, em Jesus o tempo é favorável a salvação. Ele é a luz que vem iluminar nossa vida e nos tirar das trevas, depende de cada um viver nas trevas ou na luz, muitos escolheram as trevas, mas hoje nós podemos fazer diferente e escolher a luz e nela viver.

Primeira Leitura: Vimos no livro das Crônicas que tudo aconteceu por causa da infidelidade de Israel, dos chefes, dos sacerdotes e das lideranças. O Senhor amava seu povo, enviava profetas para indicar-lhes o caminho do bem, mas o povo não acolheu a palavra dos profetas. Diante da crescente maldade, Deus irritou-se e a punição foi dolorosa e longa, mas o castigo de Deus não é outra coisa senão aquilo que acontece ao homem que decide ir pelo caminho do pecado. Ele mesmo provoca sua própria ruína e a dos outros. Mas Deus permanece fiel e usa Ciro para reconstruir a cidade e o templo e reconstruir o povo, pois mesmos na infidelidade do povo, Deus ama primeiro e nunca nos abandona, não há situação desastrosa nem forças resistentes que possam impedir o poder do Amor Misericordioso de Deus.

Segunda Leitura: A carta aos Efésios mostra que o homem sozinho não consegue livrar-se das situações embaraçosas e complicadas. Deus, em sua infinita misericórdia, vem ao nosso encontro para nos libertar, não somos merecedores da salvação tudo é gratuidade de Deus, é um presente para com seu povo que Ele tanto ama. Em Cristo temos vida nova com novo modo de ser e agir. As nossas boas obras são uma resposta ao amor e ação de Deus. São sinais que indicam que a graça de Deus conseguiu penetrar e produzir frutos no coração do homem e da comunidade
.
Evangelho: O evangelho fala das serpentes de bronze erguida no deserto, as pessoas picadas deveriam olhar para a serpente para serem curadas. Os rabinos diziam que as pessoas eram curadas não porque dirigiam o seu olhar para a serpente, mas porque erguiam o seu coração para Deus e confiavam nele. Era o Senhor que as salvava e não o objeto de bronze. Jesus recupera essa imagem como sinal de tudo que lhe iria acontecer. Ele também será levantado numa cruz e todos que o contemplarem encontrarão a salvação para sua vida. O evangelho traz também uma frase difícil: “Quem nele (Jesus) crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”. Embora essa palavra tenha um valor eterno, é preciso situá-la na vida pública de Jesus para compreender seu sentido. É principalmente nas situações de conflito vividas por Jesus que se descobre a originalidade de sua mensagem. A palavra de Jesus é dirigida a Nicodemos, um fariseu que veio procurá-lo numa noite, quase em segredo. Para os fariseus, que representa o grupo Judeu mais importante da época, a justiça de Deus é clara. Deus torna justo e santo aquele que obedece a lei. O homem que aceita o ensinamento sobre a inteligência da lei tem, portanto, mais chance de se justificar. Jesus da uma oportunidade àqueles que sofreram a reprovação do meio social, àqueles que não teriam uma ocasião de conversão, Jesus se deixa ser encontrado por eles, e eles crêem e tem fé na ternura de Deus e a fé em Jesus transformou a vida deles. Portanto é salvo quem tem a coragem de doar sua vida como fez Jesus, aquele que não aceita doar sua vida pelo outro e escolhe o egoísmo, prazeres e satisfações condena-se a morte e, portanto, destrói a própria vida.

Equipe responsável por esta celebração: Paróquia Nossa Senhora das Graças – IBC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário