quarta-feira, 29 de julho de 2015

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
30 de Agosto de 2015 – Cor Litúrgica: Verde - Nº. 1089
“Escutai e compreendei!”

RITOS INICIAIS
Refrão Meditativo
Senhor chamaste-me, aqui estou! Chamaste-me, aqui estou! Ô, ô, ô! Ô, ô, ô! Chamaste-me, aqui estou! (bis) 

01. Motivação
Animador: O domingo é o dia em que a família de Deus se reúne para escutar a Palavra e repartir o Pão consagrado. Assim, neste domingo, nos reencontramos para celebrar, louvar a Deus, subir ao cume com a oferta de nossa própria vida e, tendo bebido da fonte, de lá descer para nossa missão, inserida no dia-a-dia. Neste dia Nacional dos Catequistas, agradecemos a Deus todos aqueles que foram instrumentos da graça para que a Boa Nova fosse  em nós anunciada.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, o Senhor é bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que o invocam! O Deus da esperança, que cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. 
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Min. Palavra: O nome é a nossa identidade, por isso convidamos cada catequista a renovar a missão de ouvir e anunciar a Palavra, colocando diante da Bíblia o seu nome.
(Os catequistas entram com seu nome e coloca no local indicado, logo após faz a oração do catequista)

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Coloquemo-nos em atitude de silêncio pensando em tudo aquilo que nos impede de professar dignamente a nossa fé.
Breve Momento silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: Deus rico em misericórdia, transforme o nosso coração e nos torne testemunhas autênticas da vida nova, enquanto peregrinamos por este mundo até a vida eterna
Ass.: Amém!

04. Glória
Canto

05. Oração Inicial:
Min. da Palavra: Senhor Deus, vós enviastes Jesus Cristo para a salvação de todos. Dai-nos um coração aberto e livre de apegos e preconceitos, para fazer do Evangelho uma Boa-nova em favor de todos os povos, raças e classes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.



RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Deuteronômio 4, 1 – 2. 6 - 8

02. Salmo Responsorial 14 (15)
Resp.: Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?

03. Segunda Leitura
Tiago 1,17-18. 21b – 22.27

04. Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!/ Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Deus, nosso Pai, nesse seu imenso amor, foi quem nos gerou com a Palavra da verdade,/ nós, as primícias de seu gesto criador!/

05. Evangelho
Marcos 7, 1-8. 14-15. 21-23

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Marcos.
Ass.: Glória a vós, Senhor!

06. Homilia
O Ministro não deve estender-se por mais de 10 minutos.

07. Profissão de Fé
Min. Palavra: Iluminados pela Palavra de Deus professemos a nossa fé: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: O Senhor suscita em nós o querer e o fazer. Concedeu-nos o dom da sua Palavra: elevemos a ele os nossos pedidos.
Resp.:  Guardai-nos, Senhor, no vosso amor.
Seguem as preces preparadas pela comunidade.

Min. da Palavra: Senhor, não são os nossos méritos que nos salvam, mas vossa misericórdia; concedei que os nossos pedidos apressem vossa bênção e multipliquem vossa misericórdia em nós. Por Cristo nosso Senhor.
Ass.: Amém!

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Ó Deus, que a nossa celebração oferecida para a nossa conversão, conquiste para vós um povo santo e concedei a vossa Igreja a paz e a unidade.  Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: E chegue até vós o meu clamor!
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós.
Canto de Louvação

1.Bendito sejas tu,/ Senhor de nossos pais/ és pródigo de graças, ó Senhor!
Glória ao Senhor,/ Deus de amor,/ para sempre!
2.Bendito sejas tu,/ ó Verbo de Deus Pai,/ a morte que sofreste, nos deu vida!
3.Bendito sejas tu,/ Espírito de Deus,/ operas na Igreja a salvação!

RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Reunidos como família, e em comunhão com todos os catequistas, rezemos a oração da fraternidade. Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco!
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos saudai-vos uns aos outros com um gesto de comunhão fraterna.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Ass.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo!
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra:  Ó Deus, vossa palavra de vida, que o povo vem buscar, alimenta e fortifica a vida em comunidade. Este alimento de amor una nossos corações e nos leve a vos servir em cada irmão e irmã. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS

1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens

3. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!
Min. da Palavra: Ide em Paz! Colocai em prática a Palavra de Deus, sendo alegres portadores da paz! Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais
  • Dia do Catequista
    Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.
  • Comemorando o dia do Catequista, pode-se preparar uma homenagem a todos os que servem na comunidade no anúncio da Palavra nas diversas catequeses: infantil, Círculos Bíblicos, Crisma, Catecumenato, Perseverança e Batismo.
  • Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do mês vocacional, hoje lembrando o dia dos catequistas, arrumar um local próximo ao altar e colocar uma bíblia aberta, ornamentado com flores e velas. Logo após a acolhida da assembleia o ministro convida os catequistas a trazerem seus nomes e colocarem em local preparado e juntos renovar o compromisso fazendo a oração do catequista.
Senhor, como os discípulos de Emaús, somos peregrinos. Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras, testemunhas de fé, de esperança e de caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-te nas situações em que a vida está ameaçada.  Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a palavra, fonte de vida e missão. Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão, alimento para a caminhada.
Permanece conosco! Faze de nós discípulos missionários, a exemplo de Maria sempre fiel, sendo testemunhas de tua ressurreição. Tu que és o Caminho para o Pai. Amém.
  • A equipe de celebração pode substituir o Ato Penitencial pela Aspersão, caso escolha segue a benção a água.
Benção da Água
Min. Palavra: Senhor nosso Deus, velai sobre o vosso povo e, ao celebrarmos a maravilha da nossa criação e a maravilha ainda maior de nossa redenção, dignai-vos abençoar + esta água. Que ela seja sinal da tua compaixão e do teu amor que se derrama sobre nós. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amém  


Ritos da Palavra
  • As preces  sejam encerradas com a oração vocacional.
·         “Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: Vem e segue-me! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Ritos finais
  • A comunidade pode  criar uma mensagem ou uma confraternização para ser feita junto com os catequistas.


PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a “Lei”. Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe-lhe a sua “Lei”. A “Lei” de Deus indica ao homem o caminho a seguir. Contudo, esse caminho não se esgota num mero cumprimento de ritos ou de práticas vazias de significado, mas num processo de conversão que leve o homem a comprometer-se cada vez mais com o amor a Deus e aos irmãos.

Primeira Leitura: A primeira leitura garante-nos que as “leis” e preceitos de Deus são um caminho seguro para a felicidade e para a vida em plenitude. Por isso, o autor dessa catequese recomenda insistentemente ao seu Povo que acolha a Palavra de Deus e se deixe guiar por ela.

Segunda Leitura: A segunda leitura convida os crentes a escutarem e acolherem a Palavra de Deus; mas avisa que essa Palavra escutada e acolhida no coração tem de tornar-se um compromisso de amor, de partilha, de solidariedade com o mundo e com os homens.

Evangelho: No Evangelho, Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto, esquecendo que a “lei” é apenas um caminho para chegar a um compromisso efetivo com o projeto de Deus. Na perspectiva de Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos.
Pistas extraídas do portal Dehonianos

Equipe responsável por esta celebração: Paróquia São Sebastião


Nenhum comentário:

Postar um comentário