quarta-feira, 29 de julho de 2015

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM
23 de agosto de 2015 – Cor Litúrgica: Verde – Nº 1088
 “A Palavra e o Pão, Jesus Cristo, alimento de vida eterna.”

RITOS INICIAIS

01. Motivação
Animador: Estamos reunidos para nos alimentar da Palavra e do Pão que o próprio Jesus nos oferece, só Ele tem Palavras de vida eterna que é alimento, e sustento vital da nossa caminhada, que fortalece e aumenta nossa fé como discípulos missionários. Como seguidores de Cristo, vocacionados de Deus, somos chamados a celebrar e a  nos comprometermos na construção de um mundo mais justo e solidário.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.:   Amém.
Min. da Palavra: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
Breve momento de silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: O Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.

04. Glória
Min. da Palavra: Glorifiquemos a Deus.
Canto

05. Oração Inicial
Min. da Palavra: Ò Deus, força dos fracos, vós unis o vosso povo com o laço do vosso amor. Dai a vossos filhos e filhas a graça de cumprir vossos mandamentos e ter o coração fixo nas vossas promessas, e assim, viver na alegria plena que Jesus Cristo, vosso filho, veio nos trazer. Por ele nós vos pedimos, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém. 


RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Josué 24,1-2ª.15-17.18b

02. Salmo Responsorial: (33/34)
Resp.:“Provai e vede quão suave é o Senhor!”

03. Segunda Leitura
Efésio 5,21-32

04. Canto de Aclamação
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida!

05. Evangelho
João 6, 60-69

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Ass.: Glória a vós, Senhor.

06. Homilia
O Min. da Palavra não deve estender-se por mais de dez minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, nesta oração comum, não peçamos somente por cada um de nós, mas roguemos todos ao Senhor por todo o povo.
Seguem as preces preparadas pela comunidade.

Min. da Palavra: Ouvi, ó Pai, as nossas preces e atendei com bondade as nossas súplicas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Ó Pai, aqui vemos realizar-se a vossa Palavra. Pessoas tão diferentes, de diferentes lugares se reúnem ao redor da vossa mesa. Acorremos com nossos dons, para a partilha, porque só assim teremos lugar na grande festa do Reino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Min. da Eucaristia deve buscar a reserva eucarística e a assembleia se colocar em silêncio.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: É um prazer para nós vos louvar, Deus do Universo, Vós sois bendito, fonte inesgotável de vida. Ofereceis aos humanos a vossa benção e nos introduzis no mistério amoroso de vossa comunhão.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

Min. da Palavra: Vós sois bendito por Jesus, vosso Filho, pobre entre os pobres. Nele os cegos vêem, e os corações vacilantes recobram a coragem. Por ele recebemos a cura dos nossos males e até os desertos voltam a florir.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

Min. da Palavra: Vós sois bendito pelo vosso Espírito, que suscita vida e esperança no coração da humanidade. Na alegria deste mesmo Espírito, nós cantamos nossa ação de graças.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

Min. da Palavra: Derramai sobre nós o vosso Espírito. Como santificastes Jesus no batismo, consagrai-nos, também. Fazei de nós criaturas novas e recebei o louvor de toda a criação e os dons que elevamos a vós.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

RITO DA COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria de sua Palavra, rezemos juntos. Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo que dissestes aos vossos apóstolos...

Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs saudai-vos uns aos outros em Cristo.
Canto da paz

03. Comunhão
Min. Da Eucaristia: Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu: se alguém come deste pão, viverá eternamente.  Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ass.: Senhor eu não sou digno (a) que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus, da vida, dai-nos vossa paz, agora e sempre. Na fé que hoje renovamos, nós vos pedimos que a graça desta comunhão permaneça conosco e seja nossa força nesta nova semana de trabalho, de luta, e que nada nos separe do amor de Cristo. Por quem vos pedimos, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS
01. Avisos / compromissos da comunidade.
02. Homenagens: aniversariantes / visitantes.

03. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Abençoe-vos Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém
Min. da Palavra: Ide em paz!  Que o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.
Canto final

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais:
·         A celebração deve ser preparada com antecedência, a equipe esteja à porta para acolher a assembleia que vem participar.
·         Dar destaque à Palavra celebrada.
·         Antes de iniciar a celebração pode se cantar o refrão “A quem iremos nós, a quem iremos nós, tu tens palavra de vida e amor! A quem iremos nós, Somos todos teus. Tu és o verdadeiro santo de Deus!
·         Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos
Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. 

Rito da Palavra
·         Os leitores devem se preparar, seguindo os passos da leitura orante, para proclamarem com convicção a Palavra de Deus

Rito de Agradecimento
·         Aquele que preside a celebração pode convidar a assembleia a apresentar a Deus os dons, a vida, a vocação recebida de Deus.

Ritos Finais
·         A equipe de celebração, após a benção final, ficar à porta da igreja despedindo-se e desejando uma feliz semana, na presença de Jesus.

PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: Deus oferece a graça a todas as pessoas, mas espera nosso comprometimento com seu projeto de libertação. O testemunho dos valores do evangelho deve ser um sinal, em convite para que as pessoas descubram e acolham o Reino de Deus, para que se aproximem de Jesus e vivam conforme sua palavra de vida e salvação, praticando a justiça que produz relações de fraternidade e partilha.

Primeira Leitura: A leitura de Josué lembra que estamos nos anos que se seguiram à entrada do povo na Terra Prometida. Moisés já havia morrido, Josué assume a liderança. Tempos difíceis e com muitas incertezas, por causa do contato do povo com muitos deuses no tempo da escravidão. Josué depois das conquistas e organizações iniciais reúne o povo para conversar sobre qual deus seria o deus oficial, é fazer a opção consciente de quem o povo deseja servir. O povo deve aceitar sua nova identidade teológica, social e cultural. Josué interpele o povo sobre qual deus quer servir. E o povo se decide, renovam a aliança que já haviam feito no Êxodo e no Sinai.  E opta pelo Deus do êxodo: aquele que vê a opressão do povo, que ouve o grito de dor e conhece seus sofrimentos; que está decidido a descer para libertá-lo do poder dos opressores. É o Deus de seus pais, o Deus da história.

Salmo: Constitui uma ação de graças, pela presença e ação libertadora de Deus. Ele escuta a oração do simples e se faz próximo dos seus sofrimentos. Ensina-lhes sabedoria, mata a sua fome e defende a vida de todos. Por isso nada falta aos que o procuram e seguem os seus passos. Ele é a paz e a salvação dos justos. O salmista convida-nos a louvar a Deus com ele e, aludindo ao grande perigo de que foi libertado, diz-nos como o Senhor é bom e tudo dá aos que o procuram e temem.

Segunda Leitura: Paulo exemplifica como viver a proposta de Jesus na família, no testemunho do casal cristão, no amor e no respeito mútuo. Inserido na cultura do tempo, considera o marido cabeça da mulher. Entende o relacionamento homem-mulher na perspectiva da teologia da Igreja, onde Cristo é a sua cabeça. Também estabelece uma mesma relação de compromisso no amor, entre Cristo e a Igreja, ou seja, Cristo amou sua igreja até o extremo de entregar sua própria vida por todos. Assim, aqueles que decidem segui-lo, também devem ter dedicação, respeito e demonstrar, em suas atitudes, escolhas e ações, imenso amor por Ele.

Evangelho: A conclusão do capítulo 6 de João, mostra como a encarnação e a eucaristia andam de mãos dadas. Mexem com as pessoas e as levam a um posicionamento: aceitam Jesus e se abraçam com Ele, ou se chocam e escandalizam com Ele e se afastam do seu projeto de vida e liberdade.  Jesus de fato, diga-se de passagem, frustrou as expectativas e esperanças de muitos. Depois dos milagres, sinais e prodígios, concluem: “Este é o profeta que devia vir ao mundo...” e  querem agarrá-lo para fazê-lo rei, mas Jesus foge sozinho para a montanha. Na pessoa de Jesus, Deus oferece à humanidade um pão que sustenta para a sempre. Esse Pão é a pessoa de Jesus, o maior presente que o Pai fez ao mundo. Quem recebe o Pão e o assimila, descobre que Deus lhe confia uma tarefa, que é a adesão a Jesus, trinando-se, também, pão partilhado para a vida de todos, Quem o recebe como pão, tem a responsabilidade de ser, como Ele, pão para a vida de todos.


Equipe Responsável por esta celebração: Paróquia Nossa Senhora das Graças – IBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário