quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

1º Domingo da Quaresma -2014



1º DOMINGO DA QUARESMA   
09 de Março de 2014 – Cor Litúrgica: roxo – Nº. 998
“Em Cristo, seremos vencedores das tentações!”
RITOS INICIAIS
Refrão Orante:
Convertei-vos ao Senhor
Em espírito e verdade
Rompei todas as tentações
E vivei na liberdade
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô
E vivei na liberdade

01. Motivação
Animador: A liturgia do primeiro domingo da quaresma nos coloca diante das tentações de Jesus. Para cumprir a sua missão de salvador, avaliou, pesou, discerniu e, na força do Espírito, decidiu. Escolheu o caminho do amor e do serviço, na humildade e na pobreza. E nós que caminho escolhemos? É para a liberdade que Cristo nos libertou.
Canto / procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
03. Ato Penitencial   
Min. da palavra: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.
Breve momento de silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.
04. Glória   
(omite-se)

05. Oração Inicial
Min. da Palavra: Deus misericordioso, dai-nos a graça de crescer, ao longo desta quaresma, no seguimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida segundo seu Evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO DA PALAVRA
01. Primeira Leitura
Gênesis 2, 7-9; 3,1-7

02. Salmo Responsorial: 50(51)
Resp.: Piedade, ó Senhor, tende piedade, / pois pecamos contra vós.

03. Segunda Leitura   
Romanos 5, 12-19

04. Canto de Aclamação
Louvor e glória a ti, Senhor, / Cristo, palavra de Deus, / Cristo palavra de Deus.
O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

05. Evangelho
Mateus 4, 1-11

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
Ass.: Glória a vós, Senhor.

06. Homilia
O Min. da Palavra não deve estender-se por mais de dez minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Crer em Deus nos torna capazes de vencermos as tentações. Professemos a nossa fé rezando: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Ao Pai bondoso que nos sacia e nos socorre em nossas necessidades apresentemos os nossos pedidos:
(Seguem as preces preparadas pela comunidade, encerrando com a oração da CF na contracapa)

Min. da Palavra: Atendei, ó Pai, as nossas preces, por Jesus Cristo vosso Filho e nosso irmão na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém

RITO DE AGRADECIMENTO
01. Partilha
Min. da Palavra: Senhor, que o nosso coração corresponda à necessidade de partilhar tudo o que temos e somos e que sirvam para nossa conversão, com os quais iniciamos a nossa caminhada quaresmal rumo á Páscoa.
Canto / procissão

Min. da Palavra: Pai de misericórdia, queremos participar da vitória do vosso Filho sobre toda tentação. Com nossa partilha dizemos que não aceitamos o mundo dos que só pensam em ter. Partilhando construiremos um mundo de amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Min. da Eucaristia entra com a reserva eucarística, enquanto se canta um refrão apropriado, ou se permanece em silêncio.
02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi, Senhor, a minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da palavra: O Deus de toda graça, depois de sofrerem as tentações, ele vos restabelecerá e os confirmará com força e salvação.
Canto de louvação
Segurança e Felicidade - Ir. Miria T. Kolling
Segurança, felicidade, / eu encontro no Senhor. / É ele a minha rocha, / meu Deus e meu libertador.
01. Bendito o homem que confia no Senhor. / Como a planta junto às águas lança a terra sua raiz. / E venha o sol, o vento, a chuva, o seu verdor / permanece vivo e firme, / pois é Deus que o faz feliz.
02 – Agora eu sei que me sustenta a tua mão, / e me guia a Providência por caminhos só de luz. / Longe de ti não sei viver, tudo ilusão. / Só em ti busco refúgio, / é o Pai que me conduz.
RITO DE COMUNHÃO
01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Ao dizer “Não nos deixeis cair em tentação”, pedimos a Deus que não nos permita trilhar o caminho que conduz ao pecado. Este pedido implora o Espírito de discernimento e de fortaleza. Solicita a graça da vigilância e a perseverança final. Rezemos com amor e confiança a oração que nos põe em comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Rezemos pela paz: Senhor Jesus Cristo...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Saudai-vos na paz que vem do Senhor.
Canto

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.                                                                                     
Ass.: Senhor eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus de bondade, que nos fortalecestes com este encontro e com a certeza da vitória de Cristo sobre o mal, nós vos pedimos a graça de renovar, nesta primeira semana da quaresma, nossa fidelidade plena a vós e ao vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO FINAIS
01 – Avisos / compromissos da comunidade.
02 – Homenagens: aniversariantes / visitantes.

03. Bênção Final
Min. da Palavra: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.
Canto final

PREPARANDO A   CELEBRAÇÃO
  • A procissão de entrada com a cruz, que será colocada em destaque, deve ser acompanhada com um canto que expresse o sentido quaresmal é a caminhada rumo à Páscoa do Senhor (conf. Hinário Litúrgico nº. 2: “Senhor, eis aqui o teu povo!), ou outro que expresse o mesmo sentido. Levar, na procissão de entrada, além da cruz, o cartaz da Campanha da Fraternidade.
  • Quem preside dá o sentido da celebração, convidando a comunidade a fazer a caminhada quaresmal, assumindo os apelos de conversão em sua vida pessoal, familiar, social e comunitária proposta pela C. F. 2014.
  • O ministro poderá motivar, para que cada pessoa da assembleia possa marcar na testa uma das outras, o sinal da cruz dizendo: O sinal da cruz seja sua força neste tempo de quaresma, na busca da conversão e do perdão.  
  • Convém caprichar o máximo na proclamação da Palavra de Deus (leituras, canto do salmo, evangelho). Proclamar de tal maneira que a assembleia sinta que é realmente Deus quem está falando para seu povo.
  • Motivar a comunidade a praticar algum tipo de penitência durante a quaresma. E, através de comprometimento, assumir uma mudança de vida.
Algumas sugestões:
- Evitar comer carne nas sextas-feiras; não ingerir bebida alcoólica; não fumar; diminuir o consumo daquilo que mais gosta; quem é viciado (a) em novela, não assistir; quem tem o costume de falar mal das pessoas (fofocar), fazer um jejum de palavras; quem tem tendência para a violência, tentar buscar a serenidade; os exercício básicos da quaresma: oração, jejum e esmola.

Sugestão de oração para todos os dias:
“Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras. Amém!

PISTAS PARA   REFLEXÃO
Introdução: Cristo se fez solidário a nós nas tentações, diante das quais devemos ser firmes na escolha do bem. As três tentações de Cristo se referem àquilo que mais desperta o desejo humano: a primeira é satisfazer as próprias necessidades (transformas as pedras em pão para matar a fome); a segunda é estar isento de sofrer dano físico (jogar-se do alto abaixo e não ferir-se); e a terceira é ser rico, famoso e poderoso (possuir os reinos do mundo e suas riquezas). Jesus vence a tentação de querer usar seu poder e vocação para fins egoístas. Vence a tentação de querer viver  na auto-suficiência, dispensando Deus e seu projeto de salvação. Jesus vence a tentação de querer simplesmente colocar Deus a seu serviço. Jesus vence a tentação do poder e glórias deste mundo, como recompensa da adoração ao projeto do diabo. A felicidade ou a frustração em nossa vida depende de nossas escolhas.
Evangelho
Jejuando quarenta dias no deserto, Jesus consagrou a observância quaresmal. Neste domingo, com Jesus somos conduzidos pelo Espírito ao deserto. A quaresma, tempo propício de reflexão e conversão, é uma ocasião privilegiada para rever nosso modo de agir, tomar novas decisões, promover mudanças significativas em nossas vidas. A liturgia do primeiro domingo da quaresma nos coloca diante das tentações de Jesus. Jesus foi realmente tentado por três vezes. Sentiu-se atraído por caminhos humanos demais no cumprimento de sua missão de salvador. Avaliou, pesou, discerniu e, na força do Espírito decidiu. Escolheu o caminho do amor e do serviço, na humildade e na pobreza. E nós, que caminhos escolhemos¿ As tentações foram uma luta interior que se concentrou no tempo em que Jesus viveu no deserto, mas se estende por toda a sua vida. Sai desse conflito com duas certezas: o Reino de Deus chegou; o serviço a Deus e aos irmãos é o caminho da salvação. Nós também somos constantemente tentados: seguir Jesus ou seguir as ilusões do amar a Deus e aos irmãos ou viver egoisticamente para nós mesmos¿ Como estamos enfrentando as tentações¿ Em Jesus, a pessoa de fé passa como que através de uma porta estreita e entra no aqui e agora da salvação. As tentações são a prova da nossa fidelidade no dia-a-dia da vida cristã: são as lutas necessárias contra o mal e os custos que o bem acarreta. Estamos no mundo, mas não somos do mundo, pois pertencemos ao Senhor Jesus. O poder único inicial do demônio é roubar a Palavra. Mas, se o espantamos, obedecemos, como fez Jesus, a Palavra penetra na terra da nossa vida e produz frutos de salvação. Somos tentados, a todo instante, a nos desviarmos do projeto de Deus e a trilharmos nosso projeto pessoal, segundo nossos interesses. Hoje, são tantos sinais de pecado: o egoísmo, a destruição da vida das pessoas e do meio ambiente, o poder, a concentração de riquezas, a fome, a miséria, as guerras, as drogas, o tráfico humano, ... Outros pecados que se tornaram públicos: O excesso de mordomias dos políticos e seus salários invejáveis, escândalos de desvio de verbas públicas, mensalão, homicídios, devastação da natureza... Eles manifestam a ganância do ser humano e sua pouca preocupação com o destino de seu próximo e com o cuidado da vida. A Palavra de Deus que hoje escutamos, não nos condena por nossos pecados, mas nos alerta para o triste fim a que eles nos levam: desarmonia consigo, com a natureza, com os outros e com Deus, ou seja, à morte. A força vinda de Cristo e que nos é concedida, é muito mais intensa do que o pecado que cometemos.  Pedimos sempre ao Pai que não nos deixeis cair em tentação. Este pedido atinge a raiz do precedente, pois nossos pecados são frutos do nosso consentimento na tentação. Foi por sua oração e fidelidade ao Pai que Jesus venceu a tentação. A ação de tentar a Deus consiste em pôr à prova, em palavras ou em atos, sua bondade e sua onipotência. A fortaleza é a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza  e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral. O cristão começa o seu dia, suas orações e suas ações com o sinal-da-cruz. Dedica a jornada de trabalho à glória de Deus e invoca a graça do Salvador. Aquele que quer permanecer fiel às promessas do Batismo e resistir às tentações empenhar-se-á em usar os meios. O conhecimento de si, a obediência aos mandamentos, a prática das virtudes morais e a fidelidade à oração. Em Jesus, o Reino de Deus está próximo e convoca à conversão e à fé, como também a vigilância. Na oração, o discípulo vigia atento àquele que é e que  vem na memória de sua primeira vinda na humildade da carne e na esperança de sua segunda vinda na Glória. Em comunhão com o Mestre, a oração dos discípulos é um combate, e é vigiando na prece que não se cai em tentação. A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. A tentação mais comum, mais oculta, que atrapalha o nosso relacionamento com Deus é a nossa falta de fé. Quando começamos a orar, mil trabalhos ou cuidados julgamos urgentes, apresentam-se como prioritários. Com efeito, voltamo-nos para o Senhor como o último recurso: mas de fato acreditamos nisso? A nossa falta de fé revela que não estamos ainda na disposição do coração humilde: “Sem mim, nada podeis fazer”. Outra tentação, cuja porta é aberta pela presunção, é a acídia (chamada também de preguiça). A preguiça nos leva ao relaxamento da vigilância, à negligência do coração. Quando caímos em tentação inventamos um monte de desculpas para justificar os nossos erros, como por exemplo: a carne é fraca. Puro engano. O que precisamos ter é mais confiança em Deus e em nós mesmos, e passar a perseverar mais na constância. A vitória de jesus sobre o mal é o grande motivo do nosso louvor e ação de graças. Por ele, com ele e nele, participamos de sua vitória e do seu oferecimento ao Pai. O salmo de hoje nos leva ao grande reconhecimento da misericórdia de Deus, que acolhe com carinho o pecador arrependido. O pecador reconhece o seu pecado e confiante na misericórdia de Deus, pede para ser purificado: “Criai em mim um coração que seja puro... dai-me de novo a alegria de ser salvo”.
   
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Tema: Fraternidade e o tráfico humano. Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou.
INTRODUÇÃO:
VER
* Nosso caminhar quaresmal não pode ser insensível a situação que atentam contra a dignidade humana e seus direitos fundamentais.
* Pessoas humanas exploradas nas atividades de construção, confecção, entretenimento, sexo, serviços agrícolas e domésticos, adoções ilegais e remoção de órgãos.
* Crime multifacelado, altamente lucrativo, silenciosos, de baixíssimo custo e de poucos riscos aos traficantes.
Objetivo geral:
Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar este mal com vista ao resgaste da vida dos filhos e filhas de Deus.
JULGAR
* Diante da grandeza de sermos filhos e filhas de Deus é inaceitável que a pessoa seja objeto de exploração ou de compra e venda.
* Iluminação do Antigo testamento:
A sagrada Escritura é uma grande narrativa do agir de Deus a serviço da liberdade e da dignidade humana.
“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança (Gênesis 1,26)”
Deus quer que o ser humano se relacione com ele e participa da sua vida. Deus confere a pessoa humana uma dignidade porque o coloca como  o ponto mais alto da criação.
O tráfico humano é uma ofensa à Igreja Povo de Deus.
“O tráfico humano não é somente uma questão social, mas, também eclesial e desafio pastoral. A Igreja está comprometida com combate a esta atividade porque nas pessoas está em jogo a causa de Deus revelado em Jesus”.
AGIR
O que apoiar no enfretamento ao tráfico humano? Enquanto cristãos e pessoas de boa vontade, temos a missão de agir para que a sociedade se estruture em termos de conscientização e prevenção, de denúncia, de reinserção social e de incidência política, como eixo integrante do processo de enfretamento ao tráfico humano. É necessário articular a ação social cumprindo o desafio de a Igreja ser a advogada da justiça e a defensora dos pobres. A Igreja católica pode ajudar a superar esse difícil problema global e local que é o tráfico humano:
Na prevenção
No cuidado pastoral das vítimas
Na proteção e reintegração na sociedade

Equipe responsável por esta celebração: Paróquia SSmo. Sacramento da Eucaristia               

Nenhum comentário:

Postar um comentário