domingo, 22 de novembro de 2015

1º DOMINGO DO ADVENTO

1º DOMINGO DO ADVENTO 
29 de Novembro de 2015 – Cor Litúrgica: Violáceo - Nº. 1104
A vossa libertação está próxima!  ”

RITOS INICIAIS

01. Motivação
Animador: Irmãos e irmãs, com alegria iniciamos hoje o novo ano litúrgico. Advento é tempo de preparação para o Natal, quando celebramos o nascimento de Jesus. Ele já veio, mas continua nos visitando. Por isso precisamos estar atentos à sua nova vinda que se anuncia neste tempo especial de vivência da fé. Jesus vem para garantir um novo tempo aos povos e a todas as pessoas de boa vontade; no entanto é preciso permanecer vigilantes na fé e alicerçados em sua palavra.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, o Senhor está perto! Sua graça e sua paz estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
(O ministro acolhe as pessoas, sobretudo os visitantes, introduz o sentido do domingo)

Bênção da Coroa do Advento
Min. Palavra: Oremos: Senhor, nosso Deus, a terra se alegra neste dia, e vossa Igreja exulta diante do vosso Filho que vem como luz esplendorosa para iluminar as trevas da ignorância, da dor e do pecado.
A luz de Cristo que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda! Iluminai-nos, Senhor, com o esplendor daquele que, por ser a Luz do mundo, iluminará toda a escuridão. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.
(uma pessoa da comunidade entra pelo corredor central trazendo uma vela pára junto à coroa e entrega ao ministro que introduz a vela na coroa, logo após o ministro reza)

Min. Palavra: Deus nosso Pai, ao começar este Advento, queremos acender a primeira vela desta coroa. É um sinal da luz que ilumina a nossa esperança. Queremos que esta vela seja um sinal do nosso permanecer desperto e com os olhos do coração abertos para ler os sinais e vestígios da vossa vinda e da vossa presença entre nós. Que não deixemos de ver nada do que nos falam de vós. Que não percamos nunca a sensibilidade para sintonizar convosco onde quer que estejas.
(enquanto o ministro acende a vela, o grupo de música canta um refrão próprio para esse momento)

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Irmãos  e irmãs, iniciando este tempo de Advento, no qual somos chamados a vigiar, inclinemos por uns instantes as nossas cabeças, reconhecendo as nossas faltas.
Breve Momento silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e  nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém!

04. Glória
Omite-se o Canto

05. Oração Inicial
Min. da Palavra: (Oremos) Ó Deus das promessas, dá ao vosso povo o firme desejo de buscar o vosso reino, para que, acolhendo com obras de paz e justiça o Cristo que vem ao nosso encontro, sejamos verdadeiramente servidores e servidoras vossos! Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Ass.: Amém.


RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Jeremias. 33, 14-16

02. Salmo Responsorial 24 (25)
Resp.:  Senhor, meu Deus, a vós elevo a minha alma!


03. Segunda Leitura
1 Tessalonicenses 3, 12 – 4,2

04. Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia!
Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia  e dai-nos a vossa salvação.

05. Evangelho
Lucas  25, 28.34-36

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Lucas.
Ass.: Glória a vós, Senhor!

06. Homilia
O Ministro não deve estender-se por mais de 10 minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, confiando na bondade infinita de Deus nosso Pai, e enquanto esperamos vigilantes a vinda de Cristo, elevemos a ele as nossas súplicas:
Resp.: Vem Senhor nos libertar!
Seguem as preces preparadas pela comunidade.

Min. da Palavra: Deus eterno e todo-poderoso, que salvais todos os homens e não quereis a perda de nenhum, ouvi as preces do vosso povo e fazei que os acontecimentos do mundo decorram em paz segundo vosso desígnio, e vossa Igreja tenha a alegria de vos servir tranquilamente. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém!


RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Recebei, ó Deus, os nossos dons sinal da nossa unidade e partilha, que o alimento que hoje concedeis torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi, Senhor, a minha oração.
Ass.: E chegue até vós o meu clamor!
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós.

Min. da Palavra: Nós vos louvamos, Pai, porque no vosso imenso amor nos chamastes à vida. Vosso amor nos acompanha por toda a história, dando-nos o universo, a lei do amor nas alianças com vosso povo, o caminho reto mostrado por Isaias e a salvação prometida desde Abraão, prefigurada em Noé e plena na promessa de seu Filho Jesus que voltará.
Ass.: Louvor a vós que em Jesus nos vem salvar.

Min. da Palavra: Na espera vigilante do vosso Filho Jesus, nos vos louvamos pelo amor que vem até nós na busca da paz e da justiça, na certeza de que aquele que veio, que vem a cada dia, voltará para que a vida seja plena.
Ass.: Louvor a vós que em Jesus nos vem salvar.

Min. da Palavra: Louvado sois, ó Deus, pelas criaturas que cantam vosso amor e por todas as pessoas que vivem na esperança de que o amor, nos atos de nossas vidas, apressa a realização do vosso reino.
Ass.: Louvor a vós que em Jesus nos vem salvar.


RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco!
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos saudemos quem está ao nosso lado com um gesto de comunhão fraterna.
Canto opcional

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Assim diz o Senhor: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento”. Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Ass.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo!
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: (Oremos)  Ó Deus, de ternura e de paz, vós nos acolhestes nesta celebração para dar ao nosso coração a esperança de um tempo novo, sem violência e sem miséria. Prolongai em nossa vida a força do amor que recebemos, para que possamos ser pessoas solidárias e atentas aos vossos sinais, até o dia da manifestação de Jesus Cristo, nosso Salvador, bendito pelos séculos do séculos.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS

1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens

3. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda cremos e cuja volta esperamos, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
Ass.: Amém!
Min. da Palavra:  Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
Ass.: Amém!

Min. da Palavra: Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!
Min. da Palavra: Ide em Paz! Colocai em prática a Palavra de Deus, sendo alegres portadores da paz! Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais
  • O espaço celebrativo deve estar devidamente arrumado para que as pessoas se sintam bem: limpo, cheiroso, iluminado, ventilado, a Igreja bem arrumada com um ambiente agradável contribui para que as pessoas humanas se encontrem com as pessoas divinas, consigo mesmas e umas com as outras.
  • Valorizar a chegada das pessoas acolhendo-as na porta da igreja, o grupo de música ensaia com a assembleia os cantos.
  • A equipe de liturgia prepare com antecedência a Coroa do Advento, bem como as velas que  serão usadas nos domingos seguintes, pode-se também iniciar a montagem do presépio e a cada domingo coloca-se uma imagem, começando sempre por colocar a manjedoura primeiro.
  • A equipe de música escolha com antecedência o refrão para introduzir a vela na coroa, lembrando não se trata da vela do batismo, ou do altar por isso tem seu refrão próprio.


Rito da Palavra
  • As preces  sejam encerradas com a oração da Campanha de Evangelização.

Ritos Finais
  • É importante lembrar às comunidades a coleta da campanha para a evangelização. Colocar com ênfase, nos avisos finais, a importância dessa campanha e avisar a data em que a mesma será feita.


PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: No 1º Domingo do Tempo do Advento, a liturgia vai apresentar-nos uma primeira abordagem à «vinda» do Senhor. Lembra-nos também que o sofrimento, as preocupações, o medo do futuro por vezes esmagam-nos e acabamos por baixar os braços. «Erguei-vos!», diz-nos Jesus. Só podem esperar os que se mantêm de pé, prontos a pôr-se a caminho para construir com Deus um futuro melhor. Só podem esperar aqueles que entram em diálogo com Deus. A esperança nunca é passiva. Para esperar é preciso erguer-se, levantar a cabeça, estar atento e vigiar, orar: tais são os verbos ativos que manifestam o que faz a grandeza do homem. É assim que queremos viver esta celebração.
 Primeira Leitura: Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias, o Deus da aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar ao seu Povo um “rebento” da família de David. A sua missão será concretizar esse mundo sonhado de justiça e de paz: fecundidade, bem-estar, vida em abundância, serão os frutos da ação do Messias.

Segunda Leitura: A segunda leitura convida-nos a não nos instalarmos na mediocridade e no comodismo, mas a esperar numa atitude ativa a vinda do Senhor. É fundamental, nessa atitude, a vivência do amor: é ele o centro do nosso testemunho pessoal, comunitário, eclesial.
Evangelho: O Evangelho apresenta-nos Jesus, o Messias filho de David, a anunciar a todos os que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima. O mundo velho a que estais presos vai cair e, em seu lugar, vai nascer um mundo novo, onde conhecereis a liberdade e a vida em plenitude. Estai atentos, a fim de acolherdes o Filho do Homem que vos traz o projeto desse mundo novo”. É preciso, no entanto, reconhecê-lo, saber identificar os seus apelos e ter a coragem de construir, com Ele, a justiça e a paz.

Equipe responsável por esta celebração: Paróquia São Sebastião


Um comentário:

  1. parabéns equipe, este material nos auxilia na celebração de nossa comunidade e nos ajuda para bem celebrar, sou ministra da palavra e gosto do celebrando pois muito contribui para meus estudos.

    ResponderExcluir