domingo, 22 de novembro de 2015

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
08 de Dezembro de 2015 – Cor Litúrgica: Branca – Nº. 1106
“MARIA, Serva escolhida e comprometida com Deus!”

RITOS INICIAIS
01. Motivação
Animador: Saudações Mariana. “Sede Misericordiosos”. Hoje, a liturgia nos apresenta a Solenidade da Imaculada Conceição; “a bendita entre todas as mulheres.” Tempo favorável, tempo do advento, em que nos preparamos para receber o menino que vai nascer, e será chamado , Jesus filho de Deus. Nesta grande festa, queremos também celebrar a abertura do Ano da Misericórdia.
Canto / procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a força do Espírito Santo, bem como a proteção de Nossa Senhora, estejam sempre convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: reconhecendo as nossas culpas, peçamoso perdão , com o coração humilde e esperançosos de sua misericórdia.
Breve momento de silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra:  Deus, que é nosso Pai cheio de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém. 

04. Glória
Min. da Palavra: Com Maria, comunicadora da alegria e da libertação, glorifiquemos a grandeza de nosso Deus cantando.
Canto

05. Oração Inicial (Oremos)
Min. da Palavra:  Senhor nosso Deus, que, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna morada e, em atenção aos méritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de chegarmos purificados junto de Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Gênesis 3,9-15.20
02. Salmo Responsorial: 97 (98)
Resp: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque Ele fez prodígios.

03. Segunda Leitura
Efésios 1,3-6.11-12

04. Canto de Aclamação
Aleluia, aleluia, aleluia.
Avé-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres.

05. Evangelho
Lucas 1,26-38
Min. da Palavra:  O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra:  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
Ass.: Glória a vós, Senhor.

06. Homilia
O Min. da Palavra  não deve estender-se por mais de dez minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra:  Crendo como Maria, professemos a nossa fé: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Apresentemos a Deus as nossas súplicas.
(Segue as preces preparadas pela comunidade)
Min. da Palavra:  Ó Deus ,que por intercessão de Nossa Senhora ,  olhai e atendei as súplicas de nossa comunidade ,por Cristo Nosso Senhor.  Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO DE AGRADECIMENTO
01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Acolhei ó Deus , nossa vida e tudo que oferecemos  nesta festa de Nossa  Senhora a virgem, e ao proclamarmos  com Maria a bem aventurada, sejamos livres do pecado. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.
Momento em que o Ministro  deve buscar a reserva eucarística e a assembleia se colocar em silêncio.  


02. Louvação
 Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Senhor, Pai santo, Deus eterno e onipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.
Ass.: Bendito seja Deus
Min. da Palavra: Vós a preservastes de toda a mancha do pecado original, para que, enriquecida com a plenitude da vossa graça, fosse a digna Mãe do vosso Filho.
Ass.: Bendito seja Deus
Min. da Palavra: Nela destes início à santa Igreja, esposa de Cristo, sem mancha e sem ruga, resplandecente de beleza e santidade. Dela, Virgem puríssima, devia nascer o vosso Filho, Cordeiro inocente que tira o pecado do mundo.
Ass.: Bendito seja Deus
Min. da Palavra: Vós a destinastes, acima de todas as criaturas, a fim de ser, para o vosso povo, advogada da graça e modelo de santidade.
Ass.: Bendito seja Deus
      

RITO DE COMUNHÃO
01. Pai Nosso
Min. da Palavra:  O canto de Maria nos estimula a lutar pelo mundo novo já iniciado com a ressurreição de Jesus. Com amor e confiança rezemos: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Que cristo ressuscitado nos indique o melhor caminho a seguir e, mobilizados, possamos desfraldar a bandeira da paz, da ressurreição, da vida plena para todos. Rezemos: Senhor Jesus Cristo...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Como filhos e filhas do Deus da paz, saudai-vos com um gesto de comunhão e de paz.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Todas as gerações me chamarão bem aventurada, porque o Poderoso fez em mim grandes coisas. Felizes os convidados para a ceia do Senhor.  Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass.: Senhor eu não sou digno (a)...

04. Oração Final (Oremos)
Min. da Palavra: Ó Deus da aliança, a força que recebemos nesta  Eucaristia, afaste de nossa vida todo  medo, incerteza , e nos torne confiantes assim como Maria , vossa serva, sempre disponíveis ao serviço.  Por Nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS
01. Avisos / compromissos da comunidade
02. Homenagens: aniversariantes / visitantes

03. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Proclamai a todos a grandeza de nosso Deus. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.
Canto final

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

RITOS INICIAIS
  • Acolher a todos fraternalmente.
  • Os cantos devem estar de acordo com o que se está celebrando, é tempo de advento, porém dia de festa, neste caso pode-se entoar o hino de louvor.
  • Na procissão de entrada levar a cruz processional, uma imagem ou ícone de Maria.
  • Abertura do Ano da Misericórdia.

“Sede misericordiosos como o Pai”. Este será o lema do Ano da Misericórdia que tem início no dia 8 de dezembro desde ano, na solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em novembro de 2016. 
O Ano extraordinário foi convocado pelo pontífice durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Naquela ocasião, ele destacou. “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse Francisco.

RITO DA PALAVRA
  • Que as leituras sejam bem proclamadas , com dignidade e espiritualidade, pois é DEUS que fala por nossa boca.
  • Entre as leituras faça-se um breve silêncio, deixar que a Palavra de Deus fale aos corações.

RITOS FINAIS
  • Preparar uma breve coroação a Nossa Senhora


PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução
Deus é maior e mais forte que o pecado, sua misericórdia é abundante, por isso ele fez de Maria a escolhida, amada e serva fiel . A Imaculada Virgem , Mãe de Jesus Cristo.

Primeira leitura: O texto pertence a uma reflexão sapiencial sobre a origem do mal na vida das pessoas e na sociedade. No livro de Gênesis o casal primordial  ADÃO=Domínio e EVA= Vida.  Vencida as astúcias e a auto-suficiência humana, e o desejo de ocupar o lugar de Deus. As pessoas ao encontrar com Deus passam a responsabilidade dos seus atos e seus pecados para o outro . E é assim nos dias de hoje , se não nos lançarmos com confiança nas mãos de Deus.

Segunda Leitura: A carta aos Efésios é um hino de louvor a Deus pelo que realizou nas pessoas por meio de Jesus Cristo. A comunidade deve viver em harmonia, acolhendo e ajudando os mais fracos, sem discriminar nem excluir ninguém, no amor e na partilha. Cristo é o exemplo que os membros da comunidade devem ter sempre diante dos olhos… Convém também não esquecer que o ser capaz de viver deste jeito é um dom de Deus – dom que os crentes devem pedir em todos os momentos ao Pai.

Evangelho: Hoje contamos com muitas Marias em nossas comunidades , mulheres fortes, graças a  adesão ,ao Sim para o projeto de Deus. No sexto mês da gravidez de Isabel , o anjo Gabriel saúda Maria “a cheia de graça”, onde é chamada , a servir. Por ser obediente , Maria acolhe o convite divino do Senhor, torna-se a nova EVA, a escolhida , e  assim cumpre a promessa , abre as portas da SALVAÇAO . O que Deus quer de nós hoje , nesse contexto da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria? Precisamos repensar nossa vida , nossos atos , e nossa missão, através do que ouvimos nas escrituras neste dia. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a auto-suficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.


Equipe responsável por esta celebração: Paróquia Nossa Senhora da Penha - BNH

Nenhum comentário:

Postar um comentário