quinta-feira, 3 de setembro de 2015

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM
20 de Setembro de 2015 – Cor Litúrgica: verde nº 1092
“Ser grande é ser servo de todos.”

RITOS INICIAIS

 01. Motivação
Animador: Como comunidade cristã, celebremos a Páscoa de Jesus que hoje se manifesta nas pessoas de fé que se dedicam ao serviço solidário em favor dos pequenos e esquecidos da sociedade.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.:   Amém.
Min. da Palavra: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que reuniu no amor de Cristo.

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Nem sempre seguimos a orientação da Palavra de Deus. Deixamos o espírito competitivo entrar em nossas vidas e destruímos a unidade entre nós. Arrependidos, invoquemos a misericórdia de Deus, para dignamente participarmos desta celebração.
Canto Penitencial

Min. da Palavra: O Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.

04. Glória
Min. da Palavra: Glorifiquemos nosso Deus que nos ensina a servir com simplicidade e com amor.
Canto

05. Oração Inicial
Min. da Palavra: (oremos) Ó Deus, vosso Filho tornou-se pequeno por nós e nos ensinou a acolher os pequeninos. Ajudai-nos a compreender que aos vossos olhos, são grandes somente aqueles que servem ao seu próximo. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

RITO DA PALAVRA

1. Primeira Leitura
Sabedoria 2, 12.17-20

02. Salmo Responsorial: 53 (54)
Resp.: “É o Senhor quem sustenta minha vida!”

03. Segunda Leitura
Tiago 3, 16- 4, 3,

04. Canto de Aclamação
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Pelo Evangelho o Pai nos chamou,/ a fim de alcançar-vos a gloria/ de Nosso Senhor Jesus Cristo!/ Amém, Aleluia, aleluia! 

05. Evangelho
 Marcos 9, 30-37

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos.
Ass.: Glória a vós, Senhor.

06. Homilia
O Min. da Palavra não deve estender-se por mais de dez minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Comprometidos com a Palavra de Deus que acabamos de partilhar, professemos a nossa fé: Creio...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: A Deus que conhece as necessidades de seus filhos elevemos nossas preces.
Seguem as preces preparadas pela comunidade.

Min. da Palavra: Atendei Senhor nossos pedidos, não pelo nosso merecimento, mas pelo vosso amor misericordioso que nos acolhe como filhos e filhas.
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO DE AGRADECIMENTO
 01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Senhor nosso Deus, vosso Filho despojou-se de si mesmo até o dom total: “Sendo rico, fez-se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza”. Podendo escolher qualquer modo de viver, Jesus escolheu o caminho da doação. Deu a todos a possibilidade de participar da riqueza da vida dos filhos de Deus. Ser cristão
 é deixar Jesus reviver em cada um a mesma doação. É entregando nossos dons que nos entregamos a Ele para que Ele reproduza em nossa vida a grandeza de vosso amor. Ele que vive e reina para sempre.
Ass.: Amém.

Momento em que o Min. da Eucaristia deve buscar a reserva eucarística e a assembleia se colocar em silêncio.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
REFRÃO: É bom cantar um bendito, um canto novo , um louvor!
1.    Ao Pai, criador do universo por Cristo, Verbo de Amor!
2.    Ao Deus que faz o que diz, e o mundo inteiro criou!
3.    Por vossa Santa Palavra, mulher e homem plasmou!
4.    Por seus profetas, falando, seu povo, sempre alertou!
5.    Por santas mãos escrevendo, dois Testamentos deixou!
6.    A Boa Nova é o Verbo que entre nós acampou!
7.    Das Escrituras bebendo contente o povo em louvor!


 RITO DA COMUNHÃO
 01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Fazer a vontade do Pai é servir sem medida e com amor. Rezemos confiantes a oração que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Só existe paz onde reina o amor: Senhor Jesus Cristo...
Ass.: Amém.
                 
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs saudai-vos uns aos outros em Cristo.

03. Comunhão
Min. Da Eucaristia: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ass.: Senhor eu não sou digno (a)...
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: (oremos) Bendito sejais, Deus dos pequeninos, porque nesta celebração nos acolhestes e nos renovastes no vosso amor. Possamos realizar em nossas vidas a palavra que aqui recebemos e, atendendo às necessidades de nossos irmãos e irmãs, permanecer no serviço do vosso reino.  Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS
01. Avisos / compromissos da comunidade.
02. Homenagens: aniversariantes / visitantes.

03. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Deus vos abençoe e vos guarde.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. 
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Abençoe-vos Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém
Min. da Palavra: Ide em paz!  Que o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.
Canto final

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais:
·         Acolher afetuosamente as pessoas, principalmente as crianças. Prever a participação delas em alguns momentos da celebração.

Rito da Palavra
·         Fazer uma procissão alegre com a Bíblia, que poderá ser levada por crianças que vão jogando pétalas de flores e em ritmo de dança.
·         Sugestão de prece para o mês da Bíblia. A assembléia poderá ser dividida em dois grupos:
Grupo 1- Senhor, nossas palavras são muito pobres para agradecer-vos o maravilhoso dom da vossa palavra escrita, que, ultrapassando os limites do tempo continua a falar-nos da fé que dá sentido à vida, da alegria que abre os corações, do amor que nos faz irmãos.

Grupo 2- Concedei-nos Senhor, grande amor à Bíblia. Queremos aproximar-nos deste livro com fé para que saibamos encontrar em suas páginas sagradas a resposta aos nossos problemas, o amor, que une a família, a paz de que o mundo precisa.

Todos: Ensinai-nos, Senhor, a ler a Bíblia com respeito, humildade e fé. Queremos colocá-la em nossas casas para que seja luz que ilumina, palavra que acalma, presença viva do amor! Nós vos pedimos, ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém.

Ritos Finais
·         Dar a benção final com a Bíblia, direcionada à assembléia.

PISTAS PARA REFLEXÃO – Pe. Juarez Delorto Secco

A autoridade como um serviço
A perseguição do justo é o tema da primeira leitura. A vida do justo é a mais radical contestação do “ímpio”, seja qual for a forma como se manifeste a impiedade. Por isso, o ímpio não suporta o justo, julga-o incômodo, desejaria eliminá-lo da face da terra, pois considera-o um “desafio”. O tema do justo perseguido está ligado a outros temas bastante significativos, como os cânticos do Servo de Javé e está na base do relato evangélico da paixão, cujo anúncio temos, no evangelho de hoje. A vida “diferente” do justo incomoda o ímpio, pois o reprova e o condena. Precisamos tomar cuidado com as seduções do mundo de hoje, querem colocar todos no mesmo barco para não haver denúncias e profetismo.

Os judeus tinham uma concepção política da obra do futuro messias. Ele aparecia nas nuvens do céu para por em fuga todos os inimigos e fazer o reino de Israel um reino poderoso, acima de todos os outros. A pregação e a ação de Jesus, no entanto, se orientavam noutro sentido. Seu anúncio é claramente um anúncio de salvação do mal radical, o pecado, e não a restauração de uma dominação política. A palavra que Jesus dirige aos apóstolos no evangelho é uma evidente contestação a uma concepção do reino baseada no poder, nas honras, nos primeiros lugares.

Mas a contestação radical é a própria vida. Jesus faz  sua a missão do Servo. Manso e humilde de coração, que anuncia a salvação aos pobres (Lc 4,18), está ele no meio de seus discípulos “como aquele que serve” (Lc 22,27), embora sendo seu “Senhor e mestre” (Jo 13,12-15), e chega ao cume das exigências do amor que inspira esse serviço, dando sua vida pela redenção dos pecadores. A palavra e o exemplo de Jesus resolvem o problema das precedências em ambiente cristão. Jesus recusa categoricamente toda ambição de domínio tanto para si como para a igreja. A única autoridade da Igreja e no seio dela é o ultimo lugar, do serviço humilde.

A autoridade é uma das realidades mais ambíguas e, portanto, das mais contestadas do nosso tempo, tanto no nível civil como eclesial. Há os que a exercem por ambição, por vontade de domínio, por busca de glória, e os que a consideram um serviço para o bem comum. Contudo, essa ambigüidade não tem seu fundamento no poder e na autoridade como tal, de quem os cobiça e os exerce. Encarada e desempenhada com as intenções e os propósitos de que fala Cristo, a autoridade se manifesta como aquilo que está no plano de Deus: um serviço. Serviço para o bem comum, daquele que é constituído chefe e responsável; serviço aos homens feito por aquele que tem autoridade, cuidando de que cada um contribua para o bem de todos.

A Igreja é “diakonia”, isto é, comunidade de serviço. Como Jesus é servo e salvador, também a Igreja é serva e sacramento de salvação. A Igreja, a comunidade não pode viver visando à própria grandeza; ela só existe como serviço para a comunhão de Deus com a humanidade. Um serviço de unidade, de caridade, de amor, de verdade ao mundo inteiro.


Equipe Responsável por esta celebração: Paróquia São Pedro Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário