quinta-feira, 3 de setembro de 2015

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM
06 de Setembro de 2015 – Cor Litúrgica: Verde - Nº. 1090
“Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos ouçam e que os mudos falem”

RITOS INICIAIS
Refrão Meditativo

01. Motivação
Animador: Neste Domingo, Jesus nos convida a considerar com seriedade a vida cristã como seguimento. Deus nos criou para sermos imagem de sua sabedoria, instrumentos de seu amor. Que possamos abrir os nossos olhos, nossos ouvidos, nossa boca e nosso coração, para vivenciarmos os seus ensinamentos e a sua Palavra. Iniciamos o mês de Setembro, mês dedicado à Bíblia, que traz como tema” Discípulos missionários a partir do Evangelho de João” e o lema “ Permanecei  no meu amor para produzir muitos frutos.” Que a Palavra de Deus seja sinal de Evangelização e Luz nas nossas vidas e nas nossas Famílias.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém
Min. da Palavra: O Deus, que nos dá força, vos dê a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo.  
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Aproximemo-nos do Deus misericordioso e, com o coração sincero, peçamos perdão de todos os nossos pecados, principalmente pelo favoritismo que nos leva a excluir de nosso convívio os mais empobrecidos.
Breve Momento silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: Que o Senhor faça brilhar sobre nós a sua face, e por esta celebração, perdoa os nossos pecados e nos conduza sempre a vida eterna.
Ass.: Amém!

04. Glória
Canto

05. Oração Inicial:
Min. da Palavra: Ó Pai, vós escolheis os pobres e pequenos para fazê-los herdeiros do vosso Reino. Abri os nossos ouvidos à vossa Palavra e soltai a nossa língua para proclamar as vossas maravilhas e anunciar a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Isaías 35,4-7ª
02. Salmo Responsorial 145 (146)
Resp.: Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida!
03. Segunda Leitura
Tiago 2,1-5
04. Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia!
Jesus Cristo pregava o Evangelho, a Boa-Notícia do Reino e curava seu povo doente de todos os males, sua gente!

05. Evangelho
Marcos 7,31-37
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Marcos.
Ass.: Glória a vós, Senhor!

06. Homilia
O Ministro não deve estender-se por mais de 10 minutos.

07. Profissão de Fé
Min. Palavra: Obedientes ao Deus que nos envia a sermos discípulos missionários, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Rezemos ao Pai, a fim de que sua Palavra não seja para nós motivo de condenação, mas  princípio  de conversão. Elevemos ao Pai nossas preces.
Resp.:  Senhor, vinde em nosso auxilio.
Seguem as preces preparadas pela comunidade.

Min. da Palavra: Deus Pai, são estas as intenções de vossa igreja em oração. Dai-nos o espírito de caridade  e  de perdão, de justiça e de bondade. Por Cristo nosso Senhor.
Ass.: Amém!

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Animador: Hoje Jesus nos orienta que a lei do amor exige correção fraterna. Para que isto aconteça de verdade no meio em que vivemos, precisamos nos aprofundar no conhecimento da Escritura Sagrada onde o próprio Deus é que nos fala e nos ensina a sermos fraternos. Apresentemos ao altar do Senhor, nossa disposição de transformar nossas vidas por meio da Palavra de Deus, praticando a leitura orante da Bíblia, vivenciando e transmitindo aos nossos irmãos(ãs) todo o amor, a ternura e a compaixão que o Pai nos comunica por meio de sua Boa-Nova de Salvação.
Canto / procissão

Min. da Palavra: Para vos servir, ó Deus, depositamos nossas oferendas em vosso altar, acolhei-as com bondade, a fim de que se tornem o sacramento da nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: E chegue até vós o meu clamor!
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Nós vos damos graças, Senhor, Pai Santo, fonte da verdade e da vida, por este dia santo de Domingo, dia em que despontamos para uma vida nova.
Ass.: Glória a vós, Senhor, graças e louvor.

Min. da Palavra: Nós vos damos graças, Senhor, por Jesus Cristo, que teve compaixão da multidão e uma verdadeira predileção pelos pequenos e pobres, pelos excluídos e pecadores. Ele, na sua eterna bondade, colocou-se ao lado dos perseguidos e marginalizados, curando os doentes ressuscitando os mortos, expulsando todo tipi de mal e dando pão aos famintos.
Ass.: Glória a vós, Senhor, graças e louvor.

Min. Palavra: Nós vos damos graças, Senhor, pelo anúncio da Boa Noticia que chegou até nós. Boa-nova de vida e salvação que nos aponta o caminho a seguir. Caminho de renúncias, de cruz, de esvaziamento, de serviço, de coerência de vida e de comprometimento com o vosso Reino.
Ass.: Glória a vós, Senhor, graças e louvor.

Min. Palavra: Nós vós damos graças, Deus da vida, por tantas iniciativas para acabar com a opressão, a injustiça, a miséria, a fome, a dor, o sofrimento, enfim, tudo aquilo que é contrário ao vosso projeto de vida e salvação.
Ass.: Glória a vós, Senhor, graças e louvor.


RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Senhor Jesus, lembrai-vos de nós em vosso Reino e, agora, ensinai-nos a rezar: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco!
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos  saudai-vos uns aos outros com um gesto de comunhão fraterna.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Ass.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo!
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus, nesta celebração, vosso povo se alimenta na mesa da vossa Palavra. Que este alimento nos faça ter forças para viver unidos a Jesus Cristo na terra e também no céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS

1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens

3. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!
Min. da Palavra: Ide em Paz! Colocai em prática a Palavra de Deus, sendo alegres portadores da paz! Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais

  • Preparar um lugar na entrada da igreja para o Lecionário, enfeitando-o com flores, velas e com o tema do mês da Bíblia: “Permanecei no meu amor para produzir muitos frutos”, será esse mesmo lecionário que será levado à Mesa da Palavra para proclamação das leituras. Valorizar também estes dois momentos: Dia da Pátria, colocando a Bandeira Nacional


Ritos de Agradecimento
  • Durante o canto da partilha membros dos grupos de Círculos Bíblicos entram com o material de reflexão do mês da Bíblia, e coloca próximo ao altar.


Ritos finais
·         Importante convidar as famílias a fazerem pequenos grupos de estudo da Palavra de Deus. O Conselho comunitário poderá sugerir o estudo do material “Estar com o Senhor”. As comunidades que conhecem as orações com Ofício Divino, poderão se reunir para celebrar também. Importante buscar meios que leve a comunidade a estar reunida em torno da Palavra de Deus.


PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: Estamos no 23º domingo do Tempo Comum. Com o intuito de uma interação sempre maior entre a Palavra e a Eucaristia, as duas mesas que constituem um só ato de culto, é que propomos a reflexão da liturgia deste final de semana. Neste ano B, em que acompanhamos o Evangelho de Marcos, a Palavra nos propõe um encontro com aquele que anunciou e mostrou presente o Reino de Deus, por suas ações e ensinamentos: Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem.

Primeira Leitura: Na primeira leitura, um profeta da época do exílio na Babilônia garante aos exilados, afogados na dor e no desespero, que o Senhor está prestes a vir ao encontro do seu Povo para o libertar e para o conduzir à sua terra. Nas imagens dos cegos que voltam a contemplar a luz, dos surdos que voltam a ouvir, dos coxos que saltarão como veados e dos mudos a cantar com alegria, o profeta representa essa vida nova, excessiva, abundante, transformadora, que Deus vai oferecer a Judá.

Segunda Leitura: A segunda leitura dirige-se àqueles que acolheram a proposta de Jesus e se comprometeram a segui-lo no caminho do amor, da partilha, da doação. Convida-os a não discriminar ou marginalizar qualquer irmão e a acolher com especial bondade os pequenos e os pobres.

Evangelho: No Evangelho, Jesus, cumprindo o mandato que o Pai Lhe confiou, abre os ouvidos e solta a língua de um surdo-mudo… No gesto de Jesus, revela-se esse Deus que não se conforma quando o homem se fecha no egoísmo e na auto-suficiência, rejeitando o amor, a partilha, a comunhão. O encontro com Cristo leva o homem a sair do seu isolamento e a estabelecer laços familiares com Deus e com todos os irmãos, sem exceção.
Pistas Extraidas do Portal Dehonianos.


Equipe responsável por esta celebração: Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário