segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Palavra de Vida



Palavra de Vida – outubro de 2012


"Por causa da tua palavra, Senhor, eu lançarei as redes."


Jesus estava sentado na barca, e quando acabou de ensinar às multidões, disse a Simão Pedro e seus companheiros que jogassem as redes de pesca ao mar. E Simão, embora afirmando que já tinham trabalhado a noite inteira sem resultado, acrescentou: “Por causa da tua palavra, Senhor, eu lançarei as redes.”
Tendo feito isso, as redes ficaram tão abarrotadas de peixes, que estavam para se romper. Vieram, então, companheiros para ajudá-los e também eles encheram as barcas de tal modo que quase afundavam.
Então, Simão Pedro, muito espantado – como também Tiago e João, seus companheiros –, jogou-se aos pés de Jesus, dizendo-lhe: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador”.
Mas Jesus lhe respondeu que não tivesse receio, pois dali em diante ele se tornaria um “pescador de homens”.
E a partir daquele instante, Simão, Tiago e João se tornaram seus discípulos.
Esta é a narração da pesca milagrosa, que simboliza a futura missão dos apóstolos.
A atitude de Pedro virou um modelo não só para os outros apóstolos e para seus sucessores, mas também para cada cristão.


"Por causa da tua palavra, eu lançarei as redes."


Depois de uma noite sem resultados, Pedro, que era um profissional da pesca, poderia muito bem ter dado um sorriso e se recusado a aceitar o apelo de Jesus para jogar as redes durante o dia, momento menos favorável ainda para se pescar. Mesmo assim, superando as próprias considerações, Pedro confiou em Jesus.

Também hoje em dia todo aquele que se decidiu por ser um cristão passa por uma situação semelhante e muito comum, justamente pelo fato que sendo também alguém que crê, a sua fé é colocada à prova de mil maneiras.
Seguir a Cristo significa tomar uma decisão; significa esforço e perseverança. Contrariamente, no mundo em que vivemos, tudo parece levar ao comodismo, à mediocridade, ao “deixa pra lá”.
Nesse sentido a tarefa pode se apresentar árdua demais, inatingível, fracassada por antecipação.
É preciso, então, obter as forças para seguir adiante, para resistir ao ambiente em que vivemos e suas ofertas “fáceis”; resistir ao contexto social, muitas vezes às amizades, aos Meios de Comunicação, etc . . .
É o grande desafio que devemos enfrentar e vencer todos os dia! Não só, a toda hora, a cada minuto.
Quando abraçamos essas provações e as enfrentamos, elas servem para fazer-nos amadurecer como cristãos; para fazer-nos experimentar que as palavras tão extraordinárias de Jesus são verdadeiras e que as promessas dele se realizam e que é possível transformar nossa vida numa divina aventura, mil vezes mais fascinante de qualquer outra que possamos imaginar.
Enquanto no quotidiano a vida é muitas vezes tão pesada, monótona e infrutífera, nós podemos, por exemplo, testemunhar como Deus sabe presentear copiosamente a quem o segue; que Ele dá o cêntuplo já nesta vida, e, ainda, a vida eterna.
É a pesca milagrosa que se repete toda vez!


"Por causa da tua palavra, eu lançarei as redes."


Como, podemos então, viver, como colocar na prática essa Palavra de Vida?
Nós também somos convidados e tomar a mesma decisão que Pedro tomou: “Por causa da tua ‘palavra’…”. Vamos confiar nas Palavras de Jesus! Não vamos duvidar daquilo que Ele pede, do seu apelo de também nós “lançarmos as redes”. Vamos basear o nosso comportamento, a nossa atividade, a nossa vida, nas suas Palavras.
Procedendo assim, colocaremos os fundamentos da nossa existência sobre o que há de mais sólido e seguro. E contemplaremos, admirados, que justamente lá onde se esgotam todos os recursos humanos, Deus intervém.
E que lá, onde é humanamente impossível, nasce a vida nova!


Este comentário à Palavra de Vida foi publicado originalmente em fevereiro de 1983

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa desta Equipe tão importante para a vida litúrgica das Paróquias e Comunidades de nossa Diocese. Este Blog vai ajudar muito na divulgação de nossas liturgia dominical. A vocês todos(as) muita força e muita luz. Para minha grande amiga aniversariante, Marli, um forte abraço, mil beijos e votos de muitos anos de vida cheio de liturgia e de paz. Muita saúde e alegria! Como sempre.
    Ivanete Balbino Paris

    ResponderExcluir