terça-feira, 2 de agosto de 2016

19º domingo do tempo comum ano C

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM
07 de Agosto de 2016 – Cor Litúrgica: Verde Nº 1153
“A quem muito foi confiado, muito será exigido!”

RITOS INICIAIS.
Refrão Orante:
Desde o amanhã preparo uma oferenda, desde o amanhã uma oferenda,
e fico senhor a espera do teu sinal, e fico senhor a espera do teu sinal.
01. Motivação
Animador: Neste mês de agosto celebramos a Páscoa de Jesus rezando pelas vocações. Hoje primeiro domingo do mês vamos rezar pelos ministérios ordenados: diáconos, padres e bispos. Na liturgia Jesus nos alerta sobre o dever de estar sempre atentos. Estar atentos é servir com responsabilidade, amor e principalmente compromisso com todos os que nos procuram. Assim deve ser a missão e a vocação da comunidade de verdadeiros discípulos. Atentos ao convite, celebremos com alegria.
Canto / Procissão de entrada
02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém
Min. da Palavra: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, a comunhão do Pai e do Espírito Santo, esteja sempre convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Reconheçamo-nos pecadores, peçamos perdão a Deus, nosso Pai, para celebrarmos dignamente a Palavra de Deus.
Breve momento de silêncio
Canto penitencial
Min. da Palavra: O Deus todo-poderoso, em sua imensa misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!
Ass.: Amém
04. Glória
05. ORAÇÃO INICIAL
Min. da Palavra: Deus eterno todo poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, por sua terna misericórdia, sinal do amor fiel deixado por Jesus. Dai-nos pelo mistério de sua entrega por nós, chegarmos com total solidariedade, doação, vocação e serviço ao vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém
RITO DA PALAVRA
01. Primeira Leitura
Sabedoria 18, 6-9
02. Salmo Responsorial  32(33)
Resp.: Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
03. Segunda Leitura
Hebreus 11, 1-2-8-19
04. Canto de aclamação
Aleluia, aleluia, aleluia
É preciso vigiar e ficar de prontidão;
Em que o dia o Senhor há de vir, não sabeis não!
05. Evangelho
Lucas  12,  32-48
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo  São Lucas.
Ass.: Glória a vós Senhor.
06. Homilia
O ministro da Palavra não deve se estender por mais de dez minutos
07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Creio em Deus Pai...
08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Confiantes que Deus ouve e atende nossos pedimos, elevemos nossas preces.
Seguem as preces preparadas pela comunidade, de acordo com a realidade.
Min. da Palavra: Ó Deus de infinita bondade e Senhor da vida, acolhei as preces que aqui depositamos, e aquelas que ficaram no silencio de cada coração. Por Cristo nosso Senhor.
Ass.: Amém
RITO DE AGRADECIMENTO
01. Partilha
Canto / procissão
Min. da Palavra: Aceitai Senhor, nossas ofertas, e fazei que possamos um dia servir, amar, partilhar com gratuidade à vossa igreja e aos irmãos a missão recebida em nosso batismo. Por cristo nosso Senhor.
Ass.: Amém
Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.
02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra
Min. da Palavra: Ouvi Senhor a minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Canto de louvação
É bom cantar um bendito, olerê!/ Agora que me lembrou, olará!
01. Ao Pai do céu que é poder e amor/ por seu Filho, que é nosso Senhor! (bis)
02. Pois, Tu criaste o mundo inteiro/ e dos tempos nos deste o roteiro! (bis)
03. Mulher e homem a tua imagem,/ nos confias toda essa paisagem! (bis)
04. Nos libertaste de todo pecar/ e nos deste o poder de amar! (bis)
05. Pois Tu chamaste pra vida servir/ e um mundo de paz construir! (bis)
06. Da alegria dos dons partilhados/ brota o hino dos agraciados: (bis)

RITO DA COMUNHÃO
01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Confiantes no Amor do pai, rezemos juntos a oração que Ele nos ensinou.
Ass.: Pai Nosso...
02. Oração da Paz
Ass.: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém
Min. da Palavra: Que a Paz esteja sempre convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Saudai-vos  uns aos outros como irmãos e irmãs em Jesus.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ass.: Senhor eu não sou digno...
Canto/ procissão
04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus, Senhor da promessa de paz, amor e solidariedade, confirmai nesta celebração nossa vocação e serviço. Ajudai-nos a crescer na Fé e ao vosso Evangelho. Por Cristo nosso Senhor.
Ass.: Amém
RITOS FINAIS
1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens
3. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!
Min. da Palavra: Ide em Paz! Colocai em prática a Palavra de Deus, sendo alegres portadores da paz! Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional
PREPARANDO A CELEBRAÇÃO
Ritos Iniciais
  • Acolher a todos que vão chegando com alegria.
  • A Igreja seja arrumada com paramentos litúrgicos de cor verde, com flores, velas, etc.
  • Na procissão de entrada convidar um jovem para entrar com a Cruz.
  • “Misericordiosos como o Pai” (cf. Lc 6, 36) é tema para o Mês Vocacional 2016, celebrado em agosto. A atividade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses, além de conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir a Igreja. (Que as comunidades estejam atentas e sejam criativas para celebrar e rezar pelas vocações)
  • 1º domingo- vocação ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. A comunidade seja criativa para lembrar e rezar pelos ministérios ordenados da nossa igreja.

Rito da Palavra
  • As leituras sejam bem proclamadas
  • No encerramento das preces rezar a ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PELAS VOCAÇÕES
Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e à evangelização. Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso. Maria, Mãe e educadora de Jesus, interceda por nossa comunidade cristã, para que, tornada fecunda pelo Espírito Santo, seja fonte de vocações autênticas para o serviço do povo santo de Deus.
Atenção: As equipes de liturgia juntamente com a Pastoral Familiar devem  se preparar para a Semana Nacional da Família que acontecerá no período de 14 a 21 de agosto, procurem a secretaria Paroquial para adquirirem o subsídio Hora da Família. 
PISTAS PARA REFLEXÃO
INTRODUÇÃO
Jesus nos ensina a ter FÉ. Crer e viver a vigilância na vida. O verdadeiro discípulo não vive de braços cruzados, está sempre disponível, alerta à vontade e ao chamado de Jesus, e seu apelo de construir um Reino de justiça e solidariedade.
Primeira Leitura: Esta leitura nos recorda o Êxodo, estes  versículos nos fazem refletir sobre a ação  de DEUS manifestada ao povo ao longo da história de libertação, onde a vida foi preservada, dando-nos exemplo de fé para nossa caminhada e esperança no futuro. Durante o tempo de espera o povo celebra a ceia ritual do Cordeiro pascal cantando os salmos  112 a 118 louvando e agradecendo as maravilhas que Deus operou ao longo da história.  O sacrifício  da ceia pascal teve a força de unir profundamente o povo, solidificando seu destino, como também todos se comprometendo a assumir juntos não só os bens prometidos por Deus, mas os riscos do Caminho.


Segunda Leitura: O capítulo  11 é um longo texto sobre  a FÉ; tendo uma série de exemplos de homens e mulheres de fé que seguiam  a DEUS sem nada questionar, como a saída de ABRAÃO de sua terra, do meio de sua família fazendo assim uma caminhada  de fé, acredita na promessa de terra e de uma descendência  numerosa, apesar da idade  avançada e esterilidade da SARA. Em nome dessa fé Abraão  não hesita em oferecer até mesmo ISAAC, o herdeiro da promessa. Ele obedece,  porque confia em DEUS, O SENHOR DA VIDA. A nossa caminhada nesta terra está marcada pela finitude, pelas nossas limitações, pelo nosso pecado; mas isso não pode fazer-nos desanimar e desistir: viver na fé é, apesar disso, apontar à vida plena que Deus nos prometeu e caminhar ao seu encontro.

Evangelho: Neste domingo, Jesus completa o ensinamento sobre como  proceder diante dos bens  materiais e relata sobre  o verdadeiro tesouro, onde os ladrões não roubam e nem a traça corrói, pois onde está o nosso tesouro Jesus estará em  nosso coração, tornando assim necessário a vigilância constante: rins cingidos e lâmpadas acesas, devemos estar prontos para encontrar com o Senhor. Jesus nos convida a buscar o reino  de DEUS com justiça que produz fraternidade e partilha  e assegura que não haverá de faltar nada do que é necessário para a nossa Vida. Não devemos temer pois o  Espírito  do Senhor nos fortalece, o reino é um dom de Deus entregue   á comunidade dos discípulos (as) que mesmo pequena, ameaçada e indefesa como um pequeno rebanho, começa a ser implantado onde os bens são partilhados com as pessoas necessitadas gerando nos corações de quem partilha uma grande confiança. Jesus nos fala usando várias parábolas (35-38), o empregado esperando a volta do  SEU senhor, ensina seus discípulos a viverem em atitude de espera vigilante e constante, as vestes eram  longas, tinham que ser arregaçadas para facilitar o trabalho ou a viagem, a ação de cingir-se  é estar preparado e as lâmpadas acesas são sinal de esperança.  A 2ª parábola (39-40), ficai preparados pois não sabeis..., por serem frágeis as casas podiam  ser arrombadas com facilidade, mas quem segue o CRISTO deve ser sábio e não se deixar surpreender , não se acomodar na missão . A comunidade deve estar vigilante no serviço para acolher com fé a manifestação do Senhor em meio aos acontecimentos da vida.  A 3ª parábola, (41-48) é a do administrador, os que são chamados a exercer a liderança na comunidade devem se distinguir pelo serviço solidário, não pelo excesso de poder e autoridade, pois sabemos que há um só e único chefe e SENHOR todos os outros são servos e irmãos. Os que são chamados para exercer um serviço maior devem permanecer vigilantes, para que nada falte aos irmãos, pois sabemos, a quem muito foi dado, muito mais será exigido.

Equipe Responsável por esta celebração: Paróquia Nossa Senhora da Penha - BNH

Nenhum comentário:

Postar um comentário