quinta-feira, 30 de julho de 2015

LINK - FORMAÇÃO EM APARECIDA

http://www.cnbb.org.br/comissoes-episcopais-1/liturgia-1/16975-editores-de-folhetos-e-subsidios-indicam-formacao-biblica-e-liturgica-como-urgencia

quarta-feira, 29 de julho de 2015

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
30 de Agosto de 2015 – Cor Litúrgica: Verde - Nº. 1089
“Escutai e compreendei!”

RITOS INICIAIS
Refrão Meditativo
Senhor chamaste-me, aqui estou! Chamaste-me, aqui estou! Ô, ô, ô! Ô, ô, ô! Chamaste-me, aqui estou! (bis) 

01. Motivação
Animador: O domingo é o dia em que a família de Deus se reúne para escutar a Palavra e repartir o Pão consagrado. Assim, neste domingo, nos reencontramos para celebrar, louvar a Deus, subir ao cume com a oferta de nossa própria vida e, tendo bebido da fonte, de lá descer para nossa missão, inserida no dia-a-dia. Neste dia Nacional dos Catequistas, agradecemos a Deus todos aqueles que foram instrumentos da graça para que a Boa Nova fosse  em nós anunciada.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, o Senhor é bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que o invocam! O Deus da esperança, que cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. 
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Min. Palavra: O nome é a nossa identidade, por isso convidamos cada catequista a renovar a missão de ouvir e anunciar a Palavra, colocando diante da Bíblia o seu nome.
(Os catequistas entram com seu nome e coloca no local indicado, logo após faz a oração do catequista)

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Coloquemo-nos em atitude de silêncio pensando em tudo aquilo que nos impede de professar dignamente a nossa fé.
Breve Momento silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: Deus rico em misericórdia, transforme o nosso coração e nos torne testemunhas autênticas da vida nova, enquanto peregrinamos por este mundo até a vida eterna
Ass.: Amém!

04. Glória
Canto

05. Oração Inicial:
Min. da Palavra: Senhor Deus, vós enviastes Jesus Cristo para a salvação de todos. Dai-nos um coração aberto e livre de apegos e preconceitos, para fazer do Evangelho uma Boa-nova em favor de todos os povos, raças e classes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.



RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Deuteronômio 4, 1 – 2. 6 - 8

02. Salmo Responsorial 14 (15)
Resp.: Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?

03. Segunda Leitura
Tiago 1,17-18. 21b – 22.27

04. Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!/ Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Deus, nosso Pai, nesse seu imenso amor, foi quem nos gerou com a Palavra da verdade,/ nós, as primícias de seu gesto criador!/

05. Evangelho
Marcos 7, 1-8. 14-15. 21-23

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Marcos.
Ass.: Glória a vós, Senhor!

06. Homilia
O Ministro não deve estender-se por mais de 10 minutos.

07. Profissão de Fé
Min. Palavra: Iluminados pela Palavra de Deus professemos a nossa fé: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: O Senhor suscita em nós o querer e o fazer. Concedeu-nos o dom da sua Palavra: elevemos a ele os nossos pedidos.
Resp.:  Guardai-nos, Senhor, no vosso amor.
Seguem as preces preparadas pela comunidade.

Min. da Palavra: Senhor, não são os nossos méritos que nos salvam, mas vossa misericórdia; concedei que os nossos pedidos apressem vossa bênção e multipliquem vossa misericórdia em nós. Por Cristo nosso Senhor.
Ass.: Amém!

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Ó Deus, que a nossa celebração oferecida para a nossa conversão, conquiste para vós um povo santo e concedei a vossa Igreja a paz e a unidade.  Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Ministro da Eucaristia busca as reservas eucarísticas enquanto todos cantam um refrão próprio, para acompanhar a entrada solene do Santíssimo.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: E chegue até vós o meu clamor!
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós.
Canto de Louvação

1.Bendito sejas tu,/ Senhor de nossos pais/ és pródigo de graças, ó Senhor!
Glória ao Senhor,/ Deus de amor,/ para sempre!
2.Bendito sejas tu,/ ó Verbo de Deus Pai,/ a morte que sofreste, nos deu vida!
3.Bendito sejas tu,/ Espírito de Deus,/ operas na Igreja a salvação!

RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Reunidos como família, e em comunhão com todos os catequistas, rezemos a oração da fraternidade. Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco!
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos saudai-vos uns aos outros com um gesto de comunhão fraterna.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Ass.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo!
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra:  Ó Deus, vossa palavra de vida, que o povo vem buscar, alimenta e fortifica a vida em comunidade. Este alimento de amor una nossos corações e nos leve a vos servir em cada irmão e irmã. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS

1. Avisos / compromissos da comunidade
2. Homenagens

3. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!
Min. da Palavra: Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!
Min. da Palavra: Ide em Paz! Colocai em prática a Palavra de Deus, sendo alegres portadores da paz! Que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Canto opcional

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais
  • Dia do Catequista
    Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.
  • Comemorando o dia do Catequista, pode-se preparar uma homenagem a todos os que servem na comunidade no anúncio da Palavra nas diversas catequeses: infantil, Círculos Bíblicos, Crisma, Catecumenato, Perseverança e Batismo.
  • Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do mês vocacional, hoje lembrando o dia dos catequistas, arrumar um local próximo ao altar e colocar uma bíblia aberta, ornamentado com flores e velas. Logo após a acolhida da assembleia o ministro convida os catequistas a trazerem seus nomes e colocarem em local preparado e juntos renovar o compromisso fazendo a oração do catequista.
Senhor, como os discípulos de Emaús, somos peregrinos. Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras, testemunhas de fé, de esperança e de caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-te nas situações em que a vida está ameaçada.  Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a palavra, fonte de vida e missão. Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão, alimento para a caminhada.
Permanece conosco! Faze de nós discípulos missionários, a exemplo de Maria sempre fiel, sendo testemunhas de tua ressurreição. Tu que és o Caminho para o Pai. Amém.
  • A equipe de celebração pode substituir o Ato Penitencial pela Aspersão, caso escolha segue a benção a água.
Benção da Água
Min. Palavra: Senhor nosso Deus, velai sobre o vosso povo e, ao celebrarmos a maravilha da nossa criação e a maravilha ainda maior de nossa redenção, dignai-vos abençoar + esta água. Que ela seja sinal da tua compaixão e do teu amor que se derrama sobre nós. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amém  


Ritos da Palavra
  • As preces  sejam encerradas com a oração vocacional.
·         “Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: Vem e segue-me! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Ritos finais
  • A comunidade pode  criar uma mensagem ou uma confraternização para ser feita junto com os catequistas.


PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a “Lei”. Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe-lhe a sua “Lei”. A “Lei” de Deus indica ao homem o caminho a seguir. Contudo, esse caminho não se esgota num mero cumprimento de ritos ou de práticas vazias de significado, mas num processo de conversão que leve o homem a comprometer-se cada vez mais com o amor a Deus e aos irmãos.

Primeira Leitura: A primeira leitura garante-nos que as “leis” e preceitos de Deus são um caminho seguro para a felicidade e para a vida em plenitude. Por isso, o autor dessa catequese recomenda insistentemente ao seu Povo que acolha a Palavra de Deus e se deixe guiar por ela.

Segunda Leitura: A segunda leitura convida os crentes a escutarem e acolherem a Palavra de Deus; mas avisa que essa Palavra escutada e acolhida no coração tem de tornar-se um compromisso de amor, de partilha, de solidariedade com o mundo e com os homens.

Evangelho: No Evangelho, Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto, esquecendo que a “lei” é apenas um caminho para chegar a um compromisso efetivo com o projeto de Deus. Na perspectiva de Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos.
Pistas extraídas do portal Dehonianos

Equipe responsável por esta celebração: Paróquia São Sebastião


21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM
23 de agosto de 2015 – Cor Litúrgica: Verde – Nº 1088
 “A Palavra e o Pão, Jesus Cristo, alimento de vida eterna.”

RITOS INICIAIS

01. Motivação
Animador: Estamos reunidos para nos alimentar da Palavra e do Pão que o próprio Jesus nos oferece, só Ele tem Palavras de vida eterna que é alimento, e sustento vital da nossa caminhada, que fortalece e aumenta nossa fé como discípulos missionários. Como seguidores de Cristo, vocacionados de Deus, somos chamados a celebrar e a  nos comprometermos na construção de um mundo mais justo e solidário.
Canto / Procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.:   Amém.
Min. da Palavra: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
Breve momento de silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: O Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.

04. Glória
Min. da Palavra: Glorifiquemos a Deus.
Canto

05. Oração Inicial
Min. da Palavra: Ò Deus, força dos fracos, vós unis o vosso povo com o laço do vosso amor. Dai a vossos filhos e filhas a graça de cumprir vossos mandamentos e ter o coração fixo nas vossas promessas, e assim, viver na alegria plena que Jesus Cristo, vosso filho, veio nos trazer. Por ele nós vos pedimos, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém. 


RITO DA PALAVRA

01. Primeira Leitura
Josué 24,1-2ª.15-17.18b

02. Salmo Responsorial: (33/34)
Resp.:“Provai e vede quão suave é o Senhor!”

03. Segunda Leitura
Efésio 5,21-32

04. Canto de Aclamação
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida!

05. Evangelho
João 6, 60-69

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Ass.: Glória a vós, Senhor.

06. Homilia
O Min. da Palavra não deve estender-se por mais de dez minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, nesta oração comum, não peçamos somente por cada um de nós, mas roguemos todos ao Senhor por todo o povo.
Seguem as preces preparadas pela comunidade.

Min. da Palavra: Ouvi, ó Pai, as nossas preces e atendei com bondade as nossas súplicas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Canto / procissão

Min. da Palavra: Ó Pai, aqui vemos realizar-se a vossa Palavra. Pessoas tão diferentes, de diferentes lugares se reúnem ao redor da vossa mesa. Acorremos com nossos dons, para a partilha, porque só assim teremos lugar na grande festa do Reino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Min. da Eucaristia deve buscar a reserva eucarística e a assembleia se colocar em silêncio.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: É um prazer para nós vos louvar, Deus do Universo, Vós sois bendito, fonte inesgotável de vida. Ofereceis aos humanos a vossa benção e nos introduzis no mistério amoroso de vossa comunhão.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

Min. da Palavra: Vós sois bendito por Jesus, vosso Filho, pobre entre os pobres. Nele os cegos vêem, e os corações vacilantes recobram a coragem. Por ele recebemos a cura dos nossos males e até os desertos voltam a florir.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

Min. da Palavra: Vós sois bendito pelo vosso Espírito, que suscita vida e esperança no coração da humanidade. Na alegria deste mesmo Espírito, nós cantamos nossa ação de graças.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

Min. da Palavra: Derramai sobre nós o vosso Espírito. Como santificastes Jesus no batismo, consagrai-nos, também. Fazei de nós criaturas novas e recebei o louvor de toda a criação e os dons que elevamos a vós.
Resp. cantada: Glória a ti Senhor, Graças e louvor!

RITO DA COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria de sua Palavra, rezemos juntos. Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: Senhor Jesus Cristo que dissestes aos vossos apóstolos...

Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Irmãos e irmãs saudai-vos uns aos outros em Cristo.
Canto da paz

03. Comunhão
Min. Da Eucaristia: Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu: se alguém come deste pão, viverá eternamente.  Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ass.: Senhor eu não sou digno (a) que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus, da vida, dai-nos vossa paz, agora e sempre. Na fé que hoje renovamos, nós vos pedimos que a graça desta comunhão permaneça conosco e seja nossa força nesta nova semana de trabalho, de luta, e que nada nos separe do amor de Cristo. Por quem vos pedimos, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS
01. Avisos / compromissos da comunidade.
02. Homenagens: aniversariantes / visitantes.

03. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Abençoe-vos Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém
Min. da Palavra: Ide em paz!  Que o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.
Canto final

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

Ritos Iniciais:
·         A celebração deve ser preparada com antecedência, a equipe esteja à porta para acolher a assembleia que vem participar.
·         Dar destaque à Palavra celebrada.
·         Antes de iniciar a celebração pode se cantar o refrão “A quem iremos nós, a quem iremos nós, tu tens palavra de vida e amor! A quem iremos nós, Somos todos teus. Tu és o verdadeiro santo de Deus!
·         Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos
Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. 

Rito da Palavra
·         Os leitores devem se preparar, seguindo os passos da leitura orante, para proclamarem com convicção a Palavra de Deus

Rito de Agradecimento
·         Aquele que preside a celebração pode convidar a assembleia a apresentar a Deus os dons, a vida, a vocação recebida de Deus.

Ritos Finais
·         A equipe de celebração, após a benção final, ficar à porta da igreja despedindo-se e desejando uma feliz semana, na presença de Jesus.

PISTAS PARA REFLEXÃO

Introdução: Deus oferece a graça a todas as pessoas, mas espera nosso comprometimento com seu projeto de libertação. O testemunho dos valores do evangelho deve ser um sinal, em convite para que as pessoas descubram e acolham o Reino de Deus, para que se aproximem de Jesus e vivam conforme sua palavra de vida e salvação, praticando a justiça que produz relações de fraternidade e partilha.

Primeira Leitura: A leitura de Josué lembra que estamos nos anos que se seguiram à entrada do povo na Terra Prometida. Moisés já havia morrido, Josué assume a liderança. Tempos difíceis e com muitas incertezas, por causa do contato do povo com muitos deuses no tempo da escravidão. Josué depois das conquistas e organizações iniciais reúne o povo para conversar sobre qual deus seria o deus oficial, é fazer a opção consciente de quem o povo deseja servir. O povo deve aceitar sua nova identidade teológica, social e cultural. Josué interpele o povo sobre qual deus quer servir. E o povo se decide, renovam a aliança que já haviam feito no Êxodo e no Sinai.  E opta pelo Deus do êxodo: aquele que vê a opressão do povo, que ouve o grito de dor e conhece seus sofrimentos; que está decidido a descer para libertá-lo do poder dos opressores. É o Deus de seus pais, o Deus da história.

Salmo: Constitui uma ação de graças, pela presença e ação libertadora de Deus. Ele escuta a oração do simples e se faz próximo dos seus sofrimentos. Ensina-lhes sabedoria, mata a sua fome e defende a vida de todos. Por isso nada falta aos que o procuram e seguem os seus passos. Ele é a paz e a salvação dos justos. O salmista convida-nos a louvar a Deus com ele e, aludindo ao grande perigo de que foi libertado, diz-nos como o Senhor é bom e tudo dá aos que o procuram e temem.

Segunda Leitura: Paulo exemplifica como viver a proposta de Jesus na família, no testemunho do casal cristão, no amor e no respeito mútuo. Inserido na cultura do tempo, considera o marido cabeça da mulher. Entende o relacionamento homem-mulher na perspectiva da teologia da Igreja, onde Cristo é a sua cabeça. Também estabelece uma mesma relação de compromisso no amor, entre Cristo e a Igreja, ou seja, Cristo amou sua igreja até o extremo de entregar sua própria vida por todos. Assim, aqueles que decidem segui-lo, também devem ter dedicação, respeito e demonstrar, em suas atitudes, escolhas e ações, imenso amor por Ele.

Evangelho: A conclusão do capítulo 6 de João, mostra como a encarnação e a eucaristia andam de mãos dadas. Mexem com as pessoas e as levam a um posicionamento: aceitam Jesus e se abraçam com Ele, ou se chocam e escandalizam com Ele e se afastam do seu projeto de vida e liberdade.  Jesus de fato, diga-se de passagem, frustrou as expectativas e esperanças de muitos. Depois dos milagres, sinais e prodígios, concluem: “Este é o profeta que devia vir ao mundo...” e  querem agarrá-lo para fazê-lo rei, mas Jesus foge sozinho para a montanha. Na pessoa de Jesus, Deus oferece à humanidade um pão que sustenta para a sempre. Esse Pão é a pessoa de Jesus, o maior presente que o Pai fez ao mundo. Quem recebe o Pão e o assimila, descobre que Deus lhe confia uma tarefa, que é a adesão a Jesus, trinando-se, também, pão partilhado para a vida de todos, Quem o recebe como pão, tem a responsabilidade de ser, como Ele, pão para a vida de todos.


Equipe Responsável por esta celebração: Paróquia Nossa Senhora das Graças – IBC.

Oração para o encontro mundial das famílias: Filadélfia, em 2015



Deus e Pai de todos nós,
em Jesus, vosso Filho e Senhor Nosso, vós nos fizestes filhos e filhas
na família da Igreja. Que a vossa graça e amor ajudem nossas famílias
em todos os lugares do mundo a permanecerem unidas
na fidelidade ao Evangelho.
Que o exemplo da Sagrada Família, com o auxílio de vosso Santo Espírito,
guie todas as famílias, especialmente as mais atribuladas, para que sejam lares de comunhão e oração
e sempre busquem vossa verdade e vivam em vosso amor. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém
Jesus, Maria e José, rogai por nós!

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
16 de Agosto de 2015 – Cor Litúrgica: Branco – Nº 1087
“O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome”.

Refrão meditativo, para interiorização:
Maria, Mãe dos caminhantes, / ensina-nos a caminhar. / Nós somos todos viandantes, / mas é difícil sempre andar.

RITOS INICIAIS
01. Motivação
Animador: Alegremo-nos todos no Senhor celebrando a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Em Maria, aconteceu o grande sonho de Deus para todos nós: realização plena do Mistério Pascal. Na esperança de que também nós, um dia, participaremos da mesma glória, apresentemos ao Pai os nossos louvores e súplicas.
Canto / procissão de entrada

02. Acolhida
Min. da Palavra: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

Min. da Palavra: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a comunhão do Espírito Santo e a proteção de Nossa Senhora, estejam sempre convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

03. Ato Penitencial
Min. da Palavra: O Senhor que nos convida à mesa da palavra e da Eucaristia nos chama à conversão. Examinemos a nossa consciência para buscarmos o caminho da reconciliação com Deus, com a Igreja e com os irmãos e irmãs.
Breve momento de silêncio
Canto Penitencial

Min. da Palavra: Deus, que é nosso Pai cheio de amor e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.

04. Glória
Min. da Palavra: Elevemos os nossos louvores a Deus, que nos deu Nossa Senhora, como mãe e intercessora.
Canto

05. Oração Inicial
Min. da Palavra: Ó Deus, que escolhestes Maria para ser a mãe de Jesus, vosso Filho e, assim, uniste-a estreitamente a Jesus em sua vida neste mundo. Hoje celebramos sua glorificação, pois quisestes manifestar totalmente sua comunhão a Jesus ressuscitado. Como modelo e imagem da Igreja a levastes em corpo e alma para o céu. Concedei-nos viver unidos ao vosso Filho nesta vida para que, também nós, sejamos ressuscitados com ele, que vive e reina para sempre.
Ass.: Amém.


RITO DA PALAVRA

Refrão à Palavra:
Ouçamos todos, boa notícia. / Que vem da vida, / que vem do amor.
Ouçamos todos, boa notícia. / É a Palavra de Deus salvador.

01. Primeira Leitura
Apocalipse 11, 19; 12,1.3-6.10

02. Salmo Responsorial: 44(45)
Resp.:“À vossa direita se encontra a rainha / com veste esplendente de ouro de Ofir”.

03. Segunda Leitura
1Coríntios 15, 20-27

04. Canto de Aclamação
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria é elevada ao céu, / alegram-se os coros dos anjos.

05. Evangelho
Lucas 1, 39-56

Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.

Min. da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
Ass.: Glória a vós, Senhor.

06. Homilia
O Min. da Palavra não deve estender-se por mais de dez minutos.

07. Profissão de Fé
Min. da Palavra: Professemos a nossa fé: Creio em Deus Pai...

08. Preces da Comunidade
Min. da Palavra: Confiantes no Deus de Maria, que levanta os humilhados e enche de bens os famintos, elevemos os nossos pedidos, dizendo: “Pela intercessão de Maria, ouvi-nos, ó Pai”.

(Sugestões – importantes que sejam adaptadas à realidade da Igreja local)

01. Pai Santo, fazei que a vossa Igreja, à semelhança da Virgem Maria, acolha cada vez mais a vossa palavra e faça germinar novas comunidades de fé, rezemos.
02. Pai Santo, fazei que a vossa Igreja, à semelhança da Virgem Maria, que aos pés da cruz, recebeu como filhos e filhas a humanidade inteira, acolha como seus membros todas as raças e nações, rezemos.
03. Pai Santo, fazei que a vossa Igreja, à semelhança da Virgem Maria, que no cenáculo, aguardou com os apóstolos a vinda do Espírito Santo, fundamente toda a sua atividade numa intensa atitude de oração, rezemos.
04. Pai Santo, fazei que a vossa Igreja, à semelhança da Virgem Maria, que em meio aos riscos, visitou sua prima Isabel, solidarize-se cada vez mais com os que sofrem, rezemos.
05. Pai Santo, fazei que a vossa Igreja, à semelhança da Virgem Maria, que sempre guardou tudo em seu coração, permaneça fiel diante dos momentos difíceis da vida, rezemos.

Ou
Ladainha de Nossa Senhora

Min. da Palavra: Irmãos e irmãs, peçamos a Maria, nossa Mãe, que interceda a Deus por nós em nossas necessidades, cantando.

Resp.: Ouvi, ó Mãe a nossa voz, intercede a Deus por nós.
Nossa Senhora da Glória – rogai por nós,
Mãe de Jesus Cristo – rogai por nós,
Mãe da Igreja – rogai por nós,
Mãe dos sofredores – rogai por nós.
Resp.: Ouvi, ó Mãe a nossa vós, intercedes a Deus por nós.
Mãe dos esquecidos – rogai por nós,
Mãe dos excluídos – rogai por nós,
Mãe dos pecadores – rogai por nós,
Mãe da humanidade – rogai por nós.
Resp.: Ouvi, ó Mãe a nossa voz, intercede a Deus por nós.
Causa de nossa alegria – rogai por nós,
Porta do céu – rogai por nós,
Saúde dos enfermos – rogai por nós,
Serva do Senhor – rogai por nós.
Resp. : Ouvi, ó Mãe a nossa vós, intercede a Deus por nós.
Bendita entre as mulheres – rogai por nós,
Sinal de esperança – rogai por nós,
Modelo dos cristãos – rogai por nós,
Na hora de nossa morte – rogai por nós.
Resp.: Ouvi, ó Mãe a nossa voz, intercede a Deus por nós.

Min. da Palavra: Nós vos pedimos, ó Deus, que pela intercessão da Virgem Maria sejamos livres de toda tristeza e só em vós busquemos a verdadeira alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITO DE AGRADECIMENTO

01. Partilha
Min. da Palavra: Assumindo o canto profético de Maria, nossa comunidade tem um programa a ser vivido. Seguir a Jesus cada dia, tendo o poder como serviço e os bens repartidos.
Canto / procissão

Min. da Palavra: Pai Santo, a Mãe de vosso Filho entregou-se a vós em total consagração de vida. Realizastes em Maria todas as maravilhas da vossa graça. Unida à ressurreição de Jesus, levastes Maria de corpo e alma para junto de vós. Com ela proclamamos a vossa misericórdia. Participando da vossa generosidade, que faz grandes coisas em nosso favor, apresentamos estas ofertas. Possam elas simbolizar nossa dedicação a vós e para os irmãos necessitados, mostrem o vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

Momento em que o Ministro da Eucaristia entra com a reserva eucarística, enquanto se canta um refrão apropriado ou permanecer em silêncio.

02. Louvação
Min. da Palavra: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Min. da Palavra: Ouvi Senhor, a minha oração.
Ass.: Que chegue até vós o meu clamor.
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: Elevemos a Deus os nossos louvores cantando:

É bom cantar um bendito
Um canto novo, um louvor!

1. Ao Deus do céu, Pai bondoso,
Por Cristo, nosso Senhor!
Ao Deus que escolhe Maria
Pra ser mãe do Salvador.
2. Ao Deus que enche de graça,
Maria, Mãe do Senhor!
Maria, mãe dos fiéis,
Aos pés da cruz se encontrou!
3. Maria, mãe e modelo,
Com Cristo a morte esmagou!
Com a virgem mãe na sua glória
A Igreja canta o louvor!

RITO DE COMUNHÃO

01. Pai Nosso
Min. da Palavra: Obediente aos seus ensinamentos, rezemos com amor e confiança a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso...

02. Oração da Paz
Min. da Palavra: A paz se constrói na vivência do amor. Senhor Jesus Cristo...
Min. da Palavra: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Min. da Palavra: Saudai-vos na paz que vem do Senhor.

03. Comunhão
Min. da Eucaristia: Todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez em mim grandes coisas (Lc1, 48s).
Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass.: Senhor eu não sou digno (a)...
Canto / procissão

04. Oração Final
Min. da Palavra: Ó Deus, nós vos bendizemos por Jesus Cristo, o pão descido do céu para a vida do mundo. Que a celebração da Assunção de Nossa Senhora realize em nós o desejo profundo de buscá-lo sempre e de andar em vossos caminhos. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

RITOS FINAIS

01. Avisos / compromissos da comunidade.
02. Homenagens: aniversariantes / visitantes.

03. Bênção Final
Min. da Palavra: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Min. da Palavra: O Deus que olhou para Maria volte os seus olhos para vós e vos faça caminhar na esperança da libertação, agora e para sempre.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Pela intercessão de Nossa Senhora, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Min. da Palavra: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.
Canto opcional


PREPARANDO A CELEBRAÇÃO

·         Preparar o local da celebração com um painel, ícone ou imagem de Maria, podendo levar na procissão, no início da celebração.
·         Acolher fraternalmente as famílias lembrando o trabalho realizado na “Semana Nacional da Família”. Recordando também a caminhada dos religiosos e religiosas.
·         A primeira leitura pode ser proclamada por uma mulher.
·         O Evangelho poderá ser dialogado, e o cântico de Maria, cantado.
·         No momento das preces, rezar pelas famílias, pelos religiosos e religiosas.
·         Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa
No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. 
·         Onde for possível propor um café da manhã com as famílias.



PISTAS PARA  REFLEXÃO
                    
Introdução: A solenidade da “Assunção de Nossa Senhora” nos mostra o caminho que devemos seguir para chegar onde ela está: em plena comunhão com Deus, na glória do céu. Coloca-nos diante do desafio de conseguirmos perceber a ação libertadora de Deus na vida de cada um de nós e no conjunto da nossa história. Somos todos chamados a servir ao projeto de Deus. Esse caminho não se percorre sozinho, mas em comunidade, com os irmãos e irmãs que buscam serem discípulos de Cristo. Assim, avançamos pelos caminhos da terra, cheios de alegria e esperança, dispostos a sermos como Maria, a mulher forte, seguidores corajosos e perseverantes do seu Filho Jesus.

Primeira Leitura    
A mulher do Apocalipse e a comunidade que luta.
Todo o trabalho da Igreja é colocar no mundo a presença do Ressuscitado, aquele que vence o mal e a morte. Assim, vemos nessa mulher a grande comunidade da Igreja que luta neste mundo pela implantação do Reino de Deus, protagonizado pelo Cordeiro, que é Jesus, e combatido pelos sistemas políticos e econômicos contrários ao Evangelho. Na história do povo de Deus, do qual Maria faz parte, já havia sinais muito claros de como Deus age a favor da libertação dos oprimidos: a libertação da escravidão do Egito; a conquista da terra; a libertação das mãos dos inimigos; a libertação da perseguição de Amã; o fim do exílio na Babilônia, etc. O Livro do Apocalipse foi escrito numa linguagem cifrada para enganar os perseguidores. O menino citado simboliza Cristo Ressuscitado. A mulher representa o povo de Israel com suas doze tribos (doze estrelas), e também Maria, da qual tinha nascido o menino, o Messias. O dragão significa as forças do mal, que se levantaram contra Jesus desde o momento da Ressurreição, mas não puderam fazer mal algum, pois o Pai o tinha levado para junto de si. É preciso perseverança na fé, pois o dragão (mesmo vencido) conseguiu arrastar um terço das estrelas, ou seja, aqueles que diante da morte preferiram o deus Imperador de Roma.

Segunda Leitura
Os cristãos de Corinto tinham enormes dificuldades em acreditar na ressurreição, mas Paulo consegue mostrar que a negação da ressurreição dos mortos implica na negação da ressurreição de Cristo. Ele afirma: “Se é só para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, somos, dentre todos os homens, os mais dignos de compaixão”. A fé e a esperança cristãs fundamentam-se na morte e ressurreição de Jesus. “Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram”. A ressurreição de Cristo salva do poder da morte e traz vida plena para todos. Jesus Cristo deve reinar até que todos os inimigos, inclusive a morte, sejam vencidos, colocados debaixo de seus pés. A morte não significa um ponto final, mas a ressurreição é a palavra decisiva sobre nossas vidas, todo o resto ganha nova luz e nossos medos são dissolvidos pela confiança no poder maior do Pai. Cristo ressuscitado vive no coração de seus fiéis. Nele, os cristãos experimentaram as forças do mundo que há de vir e sua vida é atraída por Cristo ao seio da vida divina, a fim de que não reinam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles. Transformemos cada situação de morte em crescimento no amor.




Evangelho
O Evangelho de hoje nos é muito familiar. Maria, grávida, visita Isabel, também grávida. Encontram-se as duas mulheres do povo num lugarejo sem recursos e sem importância. Maria é aclamada pela prima como bendita entre as mulheres e recita uma oração de louvor pelas maravilhas que o Senhor realizara nela, as quais seriam plenificadas na vida da criança que estava em seu ventre. O relato da visita de Maria a sua prima Isabel apresenta duas características fundamentais para quem quer ser discípulo de Jesus: atenção e adesão absoluta à palavra de Deus e, consequentemente, colocar-se a serviço de forma incondicional a quem esteja necessitando. Como Maria, somos chamados a viver o projeto de Jesus, entregando nossa vida ao serviço que possibilita aos irmãos carentes uma vida humana, digna e feliz. Olhando para o exemplo de Maria, aumentemos nossa fé e coloquemo-nos mais a serviço do projeto de Deus, cujos sinais ele continua mandando no mundo de hoje. Maria nos inspire a olhar para a frente, confiantes de que também nós chegaremos lá, porque todos são chamados a fazer a mesma experiência e concluí-la na plena comunhão com Deus.


Equipe responsável por este celebração: Paróquia SSmo. Sacramento da Eucaristia